Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Expressa Extensão, periódico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, é um veículo para os debates que cercam o tema da Cultura interdisciplinar, entendida como processo capaz de integrar a universidade com a sociedade. Objetiva discutir a ação extensionista como forma singular no processo de formação do estudante, pela qual o conhecimento apresenta-se como uma ferramenta para a construção do sujeito consciente, nesta revista entendido como o sujeito do conhecimento. Intenta discutir a lógica transformacional que a transferência de tecnologia social por meio da extroversão do conhecimento é capaz de operar. Por fim, busca registrar e divulgar resultados da relação dialógica crítica da experiência vivencial universitária com as comunidades.

Áreas do conhecimento: são as oito linhas temáticas da Extensão, apresentadas no Plano Nacional de Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

Público-alvo: extensionistas, comunidade universitária, pesquisadores em temas relacionados com as linhas editoriais da revista.

Tipos de trabalhos aceitos para a publicação: são aceitos trabalhos que contemplem o escopo das seguintes seções da revista:

1. Artigos – Documentos originais contendo o resultado de análise ou reflexão sobre questões atinentes à extroversão do conhecimento científico, em qualquer área do conhecimento. Texto originado em trabalho científico que tenha entre suas finalidades, contemplar a aplicação do conhecimento gerado pela academia na sociedade. Seção aberta na chamada para publicação a doutores.

2. Relatórios – Textos que relatem processos, metodologias e resultados de trabalhos de extensão em andamento ou concluídos e que foquem, especialmente, a relação do processo extensionista com a sociedade. Seção aberta na chamada para publicação a todos os extensionistas coordenadores de projetos/programas de extensão com possibilidade de co-autoria com outros docentes e alunos.

3. Memória Visual de extensão – Ensaio sobre atividades de extensão no qual o registro visual seja predominante tanto como objeto sobre o qual o texto se dirige como meio de registro de ações de extensão. Seção aberta na chamada para publicação a todos os extensionistas.

4. Entrevista – Entrevista cujo conteúdo e entrevistado sejam exemplares para o debate sobre a finalidade e o processo da extensão na sociedade. Seção aberta na chamada para publicação a todos os extensionistas.

5. Agenda Extensão e Sociedade – Produção da equipe da revista. Pode apresentar, sob o formato de matéria jornalística, ações em andamento ou concluídas levadas a termo pela PREC. Objetiva tanto registrar como divulgar a atividade da PREC como promotora de extensão na comunidade. Não é seção aberta na chamada para publicação. 

6. Ensaios - Texto opinativo em que se expõe ideias, críticas, reflexões e impressões pessoais, realizando uma avaliação sobre temas relacionados à extensão. O ensaio problematiza algumas questões sobre determinado assunto, focadas pela opinião do autor e, geralmente, apresentam conclusões originais.

Critérios de avaliação: ineditismo, origem em estudo ou trabalho de extensão, qualidade teórica, qualidade metodológica, apresentação de resultados, atualidade das referências, suficiência argumentativa, correção gramatical e de normalização, idoneidade no uso de fontes primárias ou secundárias e no uso de entrevistas, inserção nas linhas editoriais da revista. Em relação ao ineditismo, ressalta-se que as publicações aceitas na revista possuem caráter de pesquisa original, tanto no âmbito científico quanto no acadêmico.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatórios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Memória Visual de Extensão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Extensão In Loco

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Museus de História Natural

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

  • A fim de assegurar a integridade da avaliação por pares cega, é retirado o nome ou qualquer informação que possa revelar a identidade dos autores, antes da designação dos avaliadores. É recomendado aos autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) que tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento, como, por exemplo, remover os nomes dos autores e as respectivas biografias antes da submissão do texto, sendo que as informações deverão constar em um arquivo suplementar, caso o texto venha a ser aprovado para publicação.
  • A avaliação é realizada por dois pareceristas ad hoc, externos à instituição/filiação do primeiro autor do texto submetido. O avaliador deverá possuir nível de escolaridade maior ou igual ao dos autores dos textos.
  • Os critérios a serem no texto julgados incluem: se o titulo é adequado ao conteúdo do texto; se o resumo indica o tema, objetivos, métodos e resultados do trabalho; se o trabalho apresenta originalidade no seu campo de conhecimento; se o tema é atual e contribui com as discussões no campo da extensão universitária; se o conteúdo do texto refere-se a um trabalho teórico ou prático sobre a extensão universitária; se a redação do texto é correta e adequada à publicação acadêmica; se texto apresenta resultados, práticos ou teóricos, claros, verificáveis e relevantes para a área de conhecimento; se o texto contribui para o avanço da prática da extensão universitária ou para a divulgação dessa; por fim, se o texto poderá ser publicado e indicação da seção adequada para sua publicação.
  • O prazo dado para os pareceristas avaliarem os textos é normalmente 2 semanas, podendo ser prorrogado. Findo o prazo, é recebido o parecer e mesmo é encaminhado aos autores, informando o aceite ou não do trabalho, assim como recomendações e/ou correções necessárias. Havendo divergência entre a decisão dos dois autores, o texto será encaminhado para um terceiro avaliador, o qual emitirá a decisão final.
  • O tempo entre o recebimento do texto e a publicação do artigo fica adstrito ao que consta expressamente no edital de abertura das submissões.
  • Acesse o formulário utilizado pelos avaliadores.


 

Periodicidade

Quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista Expressa Extensão  não cobra pela submissão de trabalhos, não há custos para os autores.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Verificação de plágio - CopySpider

Além da Transferências dos Direitos Autorais - enviada por todos autores antes da respectiva publicação -, a revista utiliza a ferramenta CopySpider para auxiliar na política anti-plágio da revista. Busca-se verificar a autenticidade do artigo, ou seja, se é original e inédito e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, não tenha sido publicado em outros periódico em formato impresso ou eletrônico.

 

Código de Ética

O código de ética da Expressa Extensão tem por base o Código de Conduta e diretrizes para a melhor prática para Editores de Periódicos Científicos do Committee on Publication Ethics (COPE, 2011), bem como práticas consolidadas de editoria científica das áreas de Extensão.


1. Questões relativas à Publicação e Autoria

a. Lista de referências e financiamento

Os autores devem listar e citar apropriadamente, de acordo com as instruções fornecidas em página específica, os trabalhos que serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa. Além disso, devem fornecer informações, quando for o caso, sobre as fontes de financiamento da pesquisa, em agradecimento ao final do artigo.

b. Plágio e dados fraudulentos

Os autores, no momento da submissão, devem declarar que os artigos são de sua própria autoria e que o material de terceiros eventualmente usado é referenciado e empregado de modo legítimo. Não será admitido plágio, falsificação ou fabricação de dados. Os editores podem realizar uma verificação de plágio dos artigos antes do envio aos avaliadores ad-hoc e os autores serão contatados caso seja identificada alguma inconsistência.

c. Publicação da mesma pesquisa em mais de um periódico

Os autores, no momento da submissão, devem declarar que os artigos submetidos para avaliação e seu conteúdo essencial são inéditos e não estão em processo de avaliação por outra publicação. Caso o artigo tenha sido publicado em algum evento científico, os autores deverão informar aos editores no campo apropriado no sistema quando da submissão do artigo.


2. Responsabilidades dos Autores

a. Autenticidade dos dados / informações do artigo

Os autores devem assegurar que todos os dados apresentados no artigo são reais e autênticos. Caso os editores e/ou avaliadores ad-hoc identifiquem inconsistências os autores serão contatados para esclarecimentos.

b. Contribuição dos autores

Os autores incluídos no artigo devem ter contribuído significativamente para a elaboração do trabalho. Após aceitação do artigo, será permitida a mudança somente na ordenação dos autores. Não será admitida a inclusão de novos autores após a aceitação do artigo.

c. Correções e retratações

Todos os autores devem fornecer, quando necessário, correções ou retratações de erros cometidos.