Diretrizes Curriculares Nacionais, um fio condutor na formação acadêmica do enfermeiro

Diana CECAGNO, Juliana Marques WEYKAMP, Susana CECAGNO, Adriane de Medeiros CALVETTI, Hedi Crecencia Heckler de SIQUEIRA

Resumo


Objetivo: investigar o conhecimento dos docentes e acadêmicos acerca da legislação que rege a formação acadêmica do enfermeiro. Métodos:Estudo descritivo, exploratório com abordagem quanti-qualitativa, realizado em cinco Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Rio Grande do Sul/Brasil) e uma em Murcia/Espanha. Os dados foram coletados por meio de entrevista com 24 participantes, dois docentes e dois acadêmicos de cada uma das instituições e analisados segundo o recomendado pela técnica da Análise de Conteúdo. Como complemento foi realizada análise estatística descritiva e de variância. Resultados: A maioria dos docentes e a minoria dos acadêmicos afirmam conhecer a legislação acerca da formação acadêmica do enfermeiro. Conclusão: é necessário ampliar, junto aos docentes e acadêmicos de enfermagem, a discussão acerca da legislação que fundamenta e conduz a formação acadêmica do enfermeiro. 


Palavras-chave


Enfermeiras e enfermeiros; Currículo; Legislação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6isupp.9193



Direitos autorais 2016 Journal of Nursing and Health