A simulação do cuidado como um cenário de aprendizagem em enfermagem

Renata Cunha da SILVA, Ana Amália Pereira TORRES, Sueine da Rosa VALADÃO, Tatiane Machado da Silva SOARES

Resumo


A simulação do cuidado em enfermagem emergiu da reorganização curricular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2009. Desta forma, os laboratórios passaram a ser espaços protegidos de experiências de eventos reais de um cenário clínico, integrando o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais necessárias à formação do enfermeiro. Objetivamos relatar a experiência da reestruturação dos laboratórios de simulação do cuidado de enfermagem da FEn/UFPel. A implementação da simulação do cuidado contribuiu sobremaneira para um melhor desempenho e competência profissional ao mesmo tempo em que humanizou o ensino permitindo ao acadêmico a superação de dificuldades com menor exposição pessoal e garantindo ao paciente um atendimento de saúde mais digno e menos vulnerável.


Palavras-chave


Enfermagem; Simulação; Educação em enfermagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6isupp.9191



Direitos autorais 2016 Journal of Nursing and Health