O currículo do curso de enfermagem e o seu processo de mudança

Afra Suelene de SOUSA, Maria Cecília Lorea LEITE, Valquíria de Lourdes Machado BIELEMANN, Vanda Maria da Rosa JARDIM, Maria Luiza Menna de OLIVEIRA, Ariane da Cruz GUEDES

Resumo


Objetivo: analisar o processo de mudança curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, vigente desde 2009 nas práticas pedagógicas. Método: Estudo qualitativo, com professores, enfermeiros e discentes da Faculdade de Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas, observações e documentação, no período de outubro de 2013 a março de 2014. A análise foi através da análise de conteúdo de Bardin e da teoria sociológica de Basil Bernstein. Resultado: no currículo se observa atenuação das fronteiras entre categorias do contexto do processo formativo como: sujeitos, espaços e discursos. Intervenção educativa mais aberta, dialógica, que propicia o exercício do protagonismo no ato de aprender, de ensinar e de avaliar. Considerações finais: a existência de uma abertura do canal de comunicação entre os atores sociais que constroem o cenário curricular.


Palavras-chave


Currículo; Pedagogia; Avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6isupp.8494



Direitos autorais 2016 Journal of Nursing and Health