Inserção do lúdico como facilitador da hospitalização na infância: percepção dos pais

Juliana Amaral Rockembach, Thuane Araujo Espinosa, Diana Cecagno, Elaine Thumé, Deisi Cardoso Soares

Resumo


Objetivo: conhecer a percepção dos pais quanto a inserção de atividades lúdicas durante a internação hospitalar da criança. Métodos: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado de outubro a dezembro de 2012 em um hospital no Brasil. Foram entrevistados seis pais de crianças internadas. A entrevista ocorreu em duas etapas: inicialmente, as crianças foram abordadas de forma lúdica durante os cuidados de enfermagem. Após foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o número 083/2012. Resultados: da análise surgiram dois eixos temáticos: as dificuldades encontradas pelas crianças durante o período de internação hospitalar, e, os benefícios da inserção de atividades lúdicas durante a hospitalização. Considerações finais: com a utilização de atividades lúdicas, conclui-se que essas são capazes de tornar o ambiente hospitalar menos ameaçador, possibilitando resgatar sorrisos e alegria de ser criança.


Palavras-chave


Jogos e brinquedos; Pediatria; Enfermagem pediátrica; Hospitalização

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v7i2.7646



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