Satisfação de familiares de usuários de Centros de Atenção Psicossocial: informações sobre doença e tratamento

Carlos Alberto dos Santos TREICHEL, Vanda Maria da Rosa JARDIM, Luciane Prado KANTORSKI, Mariana Luchese VASEM, Aline dos Santos NEUTZLING, Fabiane Machado PAVANI

Resumo


Objetivo: identificar a satisfação de familiares de usuários de CAPS sobre informações ofertadas pelos profissionais quanto ao transtorno e o tratamento dos usuários. Métodos: estudo transversal realizado com 1242 familiares em 40 CAPS de 39 municípios. Foram selecionadas variáveis específicas a partir da avaliação do familiar em relação às informações prestadas pelo CAPS acerca da doença e tratamento do usuário. Foi utilizado teste de Chi quadrado. Resultados: a maior parte dos indivíduos estudados mostrou-se muito satisfeita com as informações a respeito do tratamento obtido pelos usuários no CAPS e sobre o transtorno do indivíduo. Contudo, não receber informações quanto ao tratamento foi maior preditor de insatisfação do que não receber informações quanto ao transtorno. Conclusões: os resultados deste estudo tencionam à necessidade de qualificar o diálogo entre a equipe dos serviços e os familiares dos usuários, em especial, acerca do tratamento fornecido para o usuário.


Palavras-chave


Satisfação pessoal; Centros comunitários de saúde mental; Cuidadores; Avaliação em saúde; Saúde mental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v6i3.5955



Direitos autorais 2017 Journal of Nursing and Health