Aprendizado significativo e experiência na prática acadêmica: ponto de vista do estudante em uma universidade de Bogotá-Colômbia

Ana Cecilia Becerra PABÓN

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo descrever as experiências de aprendizado significativo de estudantes que cursam enfermagem em uma instituição de ensino superior na cidade de Bogotá. Nesta ocasião, a fenomenologia tem permitido interpretar a informação de dados para compreender estas vivencias, até então pouco exploradas, pela visão do estudante. Em geral, os resultados fazem referência que existe uma implementação institucional sobre o processo que gera o aprendizado significativo, ou seja, se evidencia na visão do estudante algumas estratégias que claramente apontam a esta classe de aprendizagem, mas existem de maneira concomitante algumas barreiras contextuais e culturais que impedem o adequado desenvolvimento da estratégia.


Palavras-chave


Aprendizagem. Estudantes. Enfermagem.

Texto completo:

PDF (Español (España))


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v5i2.5456



Direitos autorais 2015 Journal of Nursing and Health