Educação permanente em unidades de pronto atendimento 24 horas: necessidade e contribuição à enfermagem

Marina PIAZZA, Bianca Jacqueline RAMOS, Saionara Nunes de OLIVEIRA, Marta Lenise do PRADO, Aline MASSAROLI, Katheri Maris ZAMPROGNA

Resumo


Objetivo: identificar na visão da equipe de enfermagem a necessidade e contribuição da educação permanente nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h. Métodos: estudo de caráter qualitativo, com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com 25 profissionais, conforme aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o nº. 1826/11, e submetidos à técnica de análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias - a importância da EP na inserção dos profissionais de enfermagem nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h e a percepção da equipe de enfermagem acerca da EP para o desempenho profissional. Conclusão: os profissionais apontam a inexistência de EP nas unidades de estudo, e reconhecem sua importância. Sentem necessidade da implantação da EP no serviço, tanto para melhoria do desempenho profissional quanto para a qualidade do serviço.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação continuada; Serviços médicos de emergência

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v5i1.5408



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