Educação permanente em unidades de pronto atendimento 24 horas: necessidade e contribuição à enfermagem
Resumo
Objetivo: identificar na visão da equipe de enfermagem a necessidade e contribuição da educação permanente nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h. Métodos: estudo de caráter qualitativo, com dados coletados através de entrevistas semiestruturadas com 25 profissionais, conforme aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o nº. 1826/11, e submetidos à técnica de análise de conteúdo. Resultados: emergiram duas categorias - a importância da EP na inserção dos profissionais de enfermagem nas Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h e a percepção da equipe de enfermagem acerca da EP para o desempenho profissional. Conclusão: os profissionais apontam a inexistência de EP nas unidades de estudo, e reconhecem sua importância. Sentem necessidade da implantação da EP no serviço, tanto para melhoria do desempenho profissional quanto para a qualidade do serviço.
Palavras-chave
Enfermagem; Educação continuada; Serviços médicos de emergência
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v5i1.5408
Direitos autorais 2015