Depressão infantil na ótica dos professores do ensino fundamental

Marciana Fernandes MOLL, Bruno Adriano Borges ELIAS, Barbara Ferreira GOMES, Lucas Duarte SILVA, Luis Fernando Ribeiro dos SANTOS

Resumo


Objetivo: conhecer os sintomas depressivos expressos pelas crianças no ambiente escolar. Métodos: estudo descritivo e qualitativo, de acordo com a Resolução 466/12, cujos participantes foram professores do 2° ao 7° ano do ensino fundamental que aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada e a análise temática foi utilizada para analisá-los. Resultados: os sintomas relatados com mais frequência foram: tristeza, isolamento, choro e agressividade, enfatizando a necessidade de atenção especial devido aos danos causados durante o desenvolvimento. Considerações Finais: é proposto uma melhor integração entre a educação e saúde para realizar ações de prevenção e tratamento do escolar depressivo em sua integralidade.


Palavras-chave


Saúde mental; Depressão; Criança.

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v4i2.4388



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