Avaliação de programas de educação permanente na atenção básica: identificação de descritores

Aline MASSAROLI, Rosita SAUPE, Bruna Pedroso CANEVER, Daniele Delacanal LAZZARI, Rodrigo MASSAROLI, Jusssara Gue MARTINI

Resumo


Objetivo: identificar descritores de avaliação de programas de educação permanente para enfermeiros atuantes na atenção básica. Métodos: estudo quantitativo, baseado no método denominado de Avaliação de Programas, originário da Universidade da Carolina do Norte, nos anos 1970. Participaram 85 enfermeiros, representando 96,5% da população delimitada para o estudo. O método constou da construção de um diagrama, incluindo 4 descritores e 24 componentes, representativos para a Educação Permanente. Estes foram, então, validados por especialistas e submetidos ao método de júri, antes de serem avaliados pelos enfermeiros. Resultados: evidenciaram avaliação positiva da proposta e permitiram observar a importância da adequação dos descritores e suas possibilidades de contribuição para avanços nos processos de Educação Permanente. Conclusão: os descritores aqui apresentados podem ser utilizados na orientação dos processos de educação permanente

Palavras-chave


Avaliação de programas e projetos de saúde; Educação continuada; Atenção primária à saúde.

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v4i1.3887



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