Produção científica acerca do ensino da ética na enfermagem

Simoní Saraiva BORDIGNNON, Ana Paula de Lima ESCOBAL, Bianca GARCIA, Sonia Maria Könzgen MEINCKE, Marilu Correa SOARES, Maira Buss THOFHERN

Resumo


Objetivo: descrever a produção científica acerca do ensino da ética na enfermagem. Métodos: Trata-se de uma Revisão Narrativa de literatura. Os dados foram coletados na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO), através das palavras-chave: ensino e ética, enfermagem. O corpus de análise correspondeu a 18 artigos. Para análise dos dados utilizou-se quadros contendo variáveis relevantes para a caracterização dos artigos e a Análise Textual Qualitativa. Resultados: emergiram da caracterização dos artigos duas categorias: “Reflexões sobre o ensino da ética” e “Questões Pedagógicas e Metodológicas no ensino da ética. Conclusão: foi identificado o aumento de publicações sobre o ensino da ética nos últimos anos no Brasil, demonstrando o interesse das instituições em contemplar demandas éticas da sociedade.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v5i1.3712



Direitos autorais 2015