Contexto histórico da Enfermagem a partir de 2000

Caroline de Leon LINCK, Caroline Vasconcellos LOPES, Tatiane Machado da SILVA, Patrícia Cunha BRILL, Celmira LANGE, Eda SCHWARTZ, Aline Machado FEIJÓ, Maria Cecília Lorea LEITE

Resumo


Este artigo pretende desenvolver uma breve reflexão sobre o contexto histórico da Enfermagem a partir de 2000, apoiando-se na literatura publicada. Para tal, pontua questões relativas ao ensino e à pesquisa, enfatizando a importância das Instituições de Ensino Superior como formadoras de cidadãos, e a necessidade de atrelar a teoria à prática. Ressalta que as pesquisas precisam ser realizadas em conjunto entre enfermeiros assistenciais e docentes. Acentua, também, que os enfermeiros procuram a visibilidade profissional por meio de uma postura autônoma baseada no saber científico e crítico.  Enfatiza que os enfermeiros têm buscado, nos últimos anos, o avanço e a consolidação do conhecimento produzido, além da utilização, validação e divulgação destes saberes. O fortalecimento do saber científico da Enfermagem se refletirá no cuidado prestado ao ser humano, promovendo a visibilidade desta profissão. Considera-se relevante o enfermeiro participar de forma ativa no processo de construção das políticas de saúde, ocupar cargos de destaque, possibilitando à sociedade uma nova visão acerca dos profissionais da Enfermagem.


Palavras-chave


Enfermagem; Ensino; pesquisa

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v2i2.3461



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