Avaliação de quarta geração: reciclagem de dados
Resumo
artigo discute a utilização da metodologia utilizada na pesquisa Educação permanente em saúde noprocesso de trabalho de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). É uma pesquisa descritiva e analíticade abordagem qualitativa, realizada em um CAPS do Rio Grande do Sul, oriunda de um dos subprojetos dapesquisa de avaliação dos CAPS da região sul do Brasil - CAPSUL, baseada na Avaliação de Quarta Geração,e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dePelotas (of.074/05). O estudo possibilitou reafirmar a avaliação de quarta geração, como importantemétodo de avaliação qualitativa de serviços de saúde, e a utilização do Círculo Hermenêutico-Dialéticopara coleta dos dados. Neste caso, tendo sido imprescindível a possibilidade de reciclagem dos dados,permitindo não só a atualização das informações e do contexto histórico, mas também o levantamento denovas questões, pertinentes ao estudo. A análise permitiu a compreensão dos fatos e seus consensos, semdeixar de lado a crítica e o estranhamento necessário, quando o olhar do pesquisador vai além dadescrição dos resultados, mas os confronta com o contexto histórico implicado na realidade em estudo.
Palavras-chave
Avaliação de quarta-geração; Pesquisa qualitativa em saúde; Avaliação de serviços em saúde.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v2i1.3457
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