O projeto político pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Resumo
A elaboração e implantação de uma proposta curricular implicam em um desafio que a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas desenvolve particularmente a partir de 2009. Este artigo pretende apresentar a proposta e parte do processo de implementação do projeto político pedagógico. Pretende-se um enfermeiro generalista, crítico, reflexivo, competente em sua prática e responsável ética e socialmente. Capaz de conhecer e intervir sobre as situações e problemas referentes ao processo saúde-doença prevalentes no país e na região em que vive e, considerando os aspectos culturais. A abordagem metodológica proposta parte da necessidade de integração entre conteúdos teóricos e competências e habilidades, mediados pela reflexão e a produção de conhecimentos através da inserção em realidades concretas. Neste sentido o espaço de formação fundamental para o enfermeiro é o Sistema Único de Saúde enquanto sistematização da atenção em saúde / processo de construção de uma atenção orientada pela universalidade, igualdade e qualidade de atenção em saúde.
Palavras-chave
currículo; enfermagem; educação
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v1i1.3420
Direitos autorais