O projeto político pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

Afra Suelene Sousa, Vanda Maria da Rosa Jardim, Valéria Cristina Christello Coimbra, Luciane Prado Kantorski, Maria Luiza Menna de Oliveira, Uiasser Thomas Franzmann, Guilherme Emanuel Weiss Pinheiro

Resumo


A elaboração e implantação de uma proposta curricular implicam em um desafio que a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas desenvolve particularmente a partir de 2009. Este artigo pretende apresentar a proposta e parte do processo de implementação do projeto político pedagógico. Pretende-se um enfermeiro generalista, crítico, reflexivo, competente em sua prática e responsável ética e socialmente. Capaz de conhecer e intervir sobre as situações e problemas referentes ao processo saúde-doença prevalentes no país e na região em que vive e, considerando os aspectos culturais. A abordagem metodológica proposta parte da necessidade de integração entre conteúdos teóricos e competências e habilidades, mediados pela reflexão e a produção de conhecimentos através da inserção em realidades concretas. Neste sentido o espaço de formação fundamental para o enfermeiro é o Sistema Único de Saúde enquanto sistematização da atenção em saúde / processo de construção de uma atenção orientada pela universalidade, igualdade e qualidade de atenção em saúde. 

Palavras-chave


currículo; enfermagem; educação

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v1i1.3420



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