Saúde mental de mulheres transgêneras: uma revisão integrativa de literatura / Mental health of transgender women: an integrative literature review

Helena Moraes Cortes, Andréia Vanessa Carneiro de Morais, Ligia Maffei Carnevalli, Paula Hayasi Pinho

Resumo


Objetivo: conhecer a produção científica nacional e internacional acerca da saúde mental das mulheres transgêneras de 2007 a 2017. Método: revisão integrativa realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, em abril de 2018. Analisaram-se os estudos em seis fases, agrupando-os em categorias temáticas. Resultados: dos 30 estudos selecionados emergiram sete categorias temáticas, a saber: “necessidades de saúde mental”, “vulnerabilidade psicossocial”, “processo transexualizador”, “mulheres transgêneras jovens e na terceira idade”, “relações sociais”, “direitos civis e cidadania” e “relações entre as mulheres transgêneras e os serviços de saúde”. Conclusões: mulheres transgêneras estão expostas a maiores riscos de desenvolverem transtornos mentais, em relação às pessoas cisgêneras parecendo ter relação com o preconceito, estigma, discriminação, e negação de direitos civis. São transtornos mais prevalentes nesta população: depressão, ansiedade, ideação/ tentativa de suicídio, abuso de álcool e outras drogas, os quais estão diretamente relacionados com o não acesso aos serviços de saúde.

 

Devido a migração para o sistema OJS3, a íntegra desse artigo pode ser acessada pelo seguinte endereço eletrônico: Saúde mental de mulheres transgêneras: uma revisão integrativa de literatura | Journal of Nursing and Health (ufpel.edu.br)


Palavras-chave


Saúde mental; Pessoas transgênero; Serviços de saúde para pessoas transgênero; Identidade de gênero



DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v12i3.21706



Direitos autorais 2022 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.