Contribuições do Arco de Maguerez na formação em saúde: um relato de experiência / Contributions of Maguerez Arch for health training: an experience report

Dierlen Ferreira de Souza, Laíse Luemmy de Lima Ferreira, Alan Santos Reis, Renata Jardim, Márcia Schott

Resumo


Objetivo: entender o Arco de Maguerez como ferramenta de trabalho da Prática de Ensino na Comunidade, conforme sua orientação pedagógica, composição metodológica e inspiração epistemológica e interpretá-lo no contexto vivenciado. Método: relato de experiência vivenciado por 11 acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe, pela equipe pedagógica e discentes do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal, localizada no município de Lagarto, Sergipe, no ano de 2017. As atividades aconteceram de acordo com as cinco etapas do Arco de Maguerez. Ações de intervenção foram planejadas e aplicadas junto à comunidade escolar para a minimização de questões problemáticas identificadas pelos próprios participantes. Resultados: a ferramenta estimula a promoção da saúde local e impulsionou o desenvolvimento de habilidades na formação em saúde dos acadêmicos envolvidos. Conclusão: construir conhecimento compartilhado, com base na realidade, exigiu criticidade e articulação dos acadêmicos, possibilitou e viabilizou a integração entre ensino-serviço-comunidade.


Palavras-chave


Promoção da saúde; Educação em saúde; Participação social; Educação superior; Capacitação de recursos humanos em saúde

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v%25vi%25i.21604



Direitos autorais 2021 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.