Contribuições do Arco de Maguerez na formação em saúde: um relato de experiência / Contributions of Maguerez Arch for health training: an experience report
Resumo
Objetivo: entender o Arco de Maguerez como ferramenta de trabalho da Prática de Ensino na Comunidade, conforme sua orientação pedagógica, composição metodológica e inspiração epistemológica e interpretá-lo no contexto vivenciado. Método: relato de experiência vivenciado por 11 acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe, pela equipe pedagógica e discentes do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal, localizada no município de Lagarto, Sergipe, no ano de 2017. As atividades aconteceram de acordo com as cinco etapas do Arco de Maguerez. Ações de intervenção foram planejadas e aplicadas junto à comunidade escolar para a minimização de questões problemáticas identificadas pelos próprios participantes. Resultados: a ferramenta estimula a promoção da saúde local e impulsionou o desenvolvimento de habilidades na formação em saúde dos acadêmicos envolvidos. Conclusão: construir conhecimento compartilhado, com base na realidade, exigiu criticidade e articulação dos acadêmicos, possibilitou e viabilizou a integração entre ensino-serviço-comunidade.
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v%25vi%25i.21604
Direitos autorais 2021 Universidade Federal de Pelotas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.