Simulação clínica como ferramenta para o ensino de graduandos de enfermagem: uma revisão integrativa / Clinical simulation as a tool for teaching nursing graduates: an integrative review

Allana Matos Silva, Carolaine dos Santos Silva, Thalita Silva Santos, Roberta Pereira Góes

Resumo


Objetivo: identificar na literatura publicações relacionadas à experiência da simulação clínica como ferramenta de ensino para graduandos em Enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura, realizada no Portal da Biblioteca Virtual de Saúde através dos Descritores:Enfermagem”, “Treinamento por simulação” e “Ensino”, com recorte temporal de artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020. Resultados: obteve-se 424 artigos, que foram selecionados de forma independente e cega por três pesquisadoras. Após seleção conforme critérios de inclusão e exclusão, obteve-se como amostra final 13 artigos, destes, foi analisado o conteúdo discursivo e, assim, foram levantadas duas categorias temáticas: Elementos essenciais para um bom desenvolvimento da simulação e; Evolução teórico-prática dos estudantes após realização da simulação. Conclusão: as publicações evidenciaram que vivenciar uma experiência que simula um contexto real possibilita transformar os estudantes no centro do processo de ensino, além de auxiliar na aproximação destes ao ambiente profissional.

 

Devido a migração para o sistema OJS3, a íntegra desse artigo pode ser acessada pelo seguinte endereço eletrônico: Simulação clínica como ferramenta para o ensino de graduandos de enfermagem: uma revisão integrativa | Journal of Nursing and Health (ufpel.edu.br)


Palavras-chave


Enfermagem; Treinamento por simulação; Ensino



DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v12i3.21377



Direitos autorais 2022 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.