Vivência de professores com educação em saúde para crianças em idade escolar / Experience of teachers with health education for school-age children

Renata de Moura Bubadué, Júlia Dourado Ferreira

Resumo


Objetivo: analisar a vivência de professores da rede pública de ensino sobre educação em saúde para crianças de seis a 12 anos. Método: pesquisa qualitativa com 10 professores que atuam na rede pública há mais de um ano. A entrevista semiestruturada online foi utilizada e a análise do discurso de Orlandi. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição proponente sob o parecer: 4.260.595. Resultados: as vivências dos professores foram organizadas em quatro temas, que desvelou: significado da educação em saúde; temas relevantes para a educação em saúde com crianças; estratégias adotadas na escola para educação em saúde e; importância do enfermeiro na escola. Conclusão: apesar dos professores reconhecerem a importância do Enfermeiro na Escola, suas narrativas são orientadas pelo paradigma biomédico, com foco nas doenças prevalentes na faixa etária das crianças e não na criança em si.


Palavras-chave


Educação em saúde; Educação em enfermagem; Enfermagem

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v12i2.21351



Direitos autorais 2022 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.