Editorial
Journal of Nursing and Health: 10 anos de desafios e avanços
Journal of Nursing and Health: 10 years of challenges and advances
Journal of Nursing and Health: 10 años de desafíos y avances
Oliveira, Stefanie Griebeler[1]; Amestoy Simone Coelho[2]
Uma revista nasce em 2011, o Journal of Nursing and Health (JONAH), com periodicidade semestral, como um espaço para divulgação da produção científica da enfermagem e área da saúde e, também, uma aliada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem, na época em nível de Mestrado, caminhando para no ano seguinte ter sua primeira turma de doutorado.
Passado um ano de seu nascimento, em 2012, assumimos como editoras, e contamos com uma equipe constituída de pós-graduandos e graduandos para auxiliar nas etapas necessárias do processo editorial dos artigos que eram submetidos. Tais etapas abarcavam desde a revisão inicial – chamada de checklist – com objetivo de avaliar se o manuscrito estava adequado em relação às normas da revista, com posterior envio aos avaliadores colaboradores do periódico, e se recomendando a publicação com correções, o artigo alterado após o retorno dos autores recebia atenção especial da comissão editorial que revisava se todas as sugestões dos avaliadores haviam sido feitas. Um trabalho que exigia muita atenção, dedicação e responsabilidade.
Era necessário que o novo periódico ganhasse visibilidade, a fim de receber manuscritos de outras instituições, evitando assim a endogenia. Mas ao mesmo tempo que era necessário aumentar o número de manuscritos submetidos como forma de obter as edições previstas publicadas, foram necessárias estratégias restritivas para atendimento aos parâmetros desejados das bases de dados, nas quais o periódico estava inserido ou almejávamos indexá-lo. De um lado, a necessidade de aumento da submissão de artigos originais e de outro, a interrupção de artigos do tipo reflexão, relato de experiência e revisões.
O JONAH também se inseriu em redes sociais para ganhar visibilidade. Chamadas de artigos passaram a ser publicadas nestas mídias e, também, enviadas a todos colaboradores cadastrados na revista. Investiu-se no marketing de relacionamento, buscando aproximar o periódico de seu público-alvo, além da preocupação em captar novos leitores, autores e avaliadores, adotando como recurso novas ferramentas digitais.
Naquele momento, com as estratégias desenvolvidas pela equipe editorial, o periódico foi indexado nas seguintes bases: Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex), em 2013; a Fundação Biblioteca Nacional e o Google Acadêmico, em 2014; e por fim, no biênio 2015/2016, a Cuiden e a Base de Dados da Enfermagem (BDENF).
Atualmente, o JONAH, com a equipe editorial atuante, tem obtido muitos avanços nas indexações, na divulgação, no reconhecimento, no consumo em citação dos artigos, na publicação das edições no período. O fluxo de publicação tem se mantido atualizado, atendendo os critérios de periodicidade. A estratégia artística e estética da divulgação de cada artigo publicado pela atual equipe editorial merece elogios, pois a arte produzida com cuidado, delicadeza e suavidade – reflete a área da enfermagem – e convida os leitores para navegar no site do periódico. Ao longo de seus 10 anos, o Periódico angariou reconhecimento na área e está em processo de consolidação. Isto se deve ao trabalho árduo de sua Equipe Editorial e parceiros, que não mediram esforços para mitigar percalços em busca de suprir as exigências de publicação e pleitear novas indexações.
Além disso, o alcance em relação ao consumo dos artigos, especialmente no ano de 2020, ilustra a visibilidade, que podemos relacionar às inúmeras outras indexações e afiliações conquistadas pela atual equipe editorial: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Directory of Open Acess Journals (DOAJ), Períodicos de Livre Acesso (LiVre), Bibliografia Latinoamericana (Biblat); Seriunam (Consulta el catalogo colectivo), Root Indexing Signatory of Dora, Periódicos, Sumários, Diadorim, Crossref, Cariniana, Portal de Períodicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Public Knowledge Project (PKP Index), Microsoft Academic, Cite Factor, World Cat, Directory of Research Journals Indexing (DRJI), Red Iberoamerica de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB), Universitat de Barcelona MIAR, Cumulative Index to Nursing & Allied Health (CINAHL), Periodica, European Reference Index for the Humanities and Social Sciences (ERIHPLUS) e Dimensions.
Diante disso, celebramos as conquistas e avanços, parabenizando ao JONAH, e a todos os colaboradores que compuseram e compõe a equipe editorial, aos avaliadores, autores e leitores, pois em tempos que a produção científica se tornou um indicador de efetividade, torna-se necessário envolvimento para manutenção de um periódico com publicações de qualidade. O caminho tem sido desafiador, mas estamos certas de que ainda virão muitas conquistas, as quais reverberarão na comunidade científica.
[1] Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Brasil (BR). E-mail: stefaniegriebeleroliveira@gmail.com ORCID: 0000-0002-8672-6907. Editora chefe do Journal of Nursing and Health no período de 2012-2016.
[2] Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE), Brasil. Email: simoneamestoy@hotmail.com ORCID: 0000-0001-8310-2157. Editora chefe do Journal of Nursing and Health no período de 2012-2015.
Como citar: Oliveira SG, Amestoy SC. Journal of Nursing and Health – 10 anos de desafios e avanços. J. nurs. health. 2021;11(1): e2111121195
Direitos autorais 2021 Universidade Federal de Pelotas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.