Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso em Enfermagem: bacharelado e licenciatura / Supervised Curricular Internship and Course Completion Work in Nursing: bachelor and degree

Rosa Maria Rodrigues, Alessandra Crystian Engles dos Reis, Gicelle Galvan Machineski, Jéssica Borges Lúcio Barhart, Nelsi Salete Tonini, Solange de Fátima Reis Conterno

Resumo


Objetivo: avaliar a formação recebida nas atividades de Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em enfermagem. Método: pesquisa quanti-qualitativa, com dados coletados nos anos de 2018 e 2019, com alunos da Enfermagem que responderam a um questionário on-line assíncrono, pela ferramenta Limesurvey. Os dados quantitativos foram submetidos à analise descritiva e os qualitativos à análise de conteúdo. Resultados: 11 eram concluintes em 2018 e 25, em 2019 e responderam ao questionário 7 e 10, respectivamente. Avaliaram positivamente o ensino-aprendizagem vivenciado, elencaram desafios, mas visualizaram o desenvolvimento de autonomia, autoconfiança, crescimento profissional e pessoal; superação de inseguranças e empenho do serviço em acolhe-los. Na monografia, exercício das normas e definição de critérios de avaliação seriam positivos e papel dos professores. Conclusões: a conclusão da graduação pelo estágio e monografia é momento insubstituível, viabilizando o exercício da autonomia e apoiados pelo enfermeiro do serviço e professor supervisor.


Palavras-chave


Estágio clínico; Enfermagem; Pesquisa em enfermagem; Educação em Enfermagem

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v12i1.21171



Direitos autorais 2022 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.