Perfil epidemiológico de saúde do homem idoso rural de um município do Sul do Brasil / Epidemiological profile of the health of rural elderly men in a municipality in southern Brazil
Resumo
Objetivo: descrever o perfil epidemiológico de saúde do homem idoso rural. Método: quantitativo, descritivo de 360 idosos rurais, escolhidos por sorteio dos prontuários existentes nas unidades de saúde no ano de 2014. A coleta de dados se deu por meio de questionário fechado. Resultados: as prevalências do consumo de fumo e bebidas alcoólicas foram, respectivamente, de 17,8% e 50,6%. A hipertensão arterial foi a doença mais prevalente (58,1%) e, quanto ao rastreamento do câncer de próstata 76,1% havia realizado pelo menos um nos últimos dois anos. Houve predominância de idosos entre 60 e 69 anos, de cor branca, alfabetizados, aposentados e que em sua maioria moravam com suas esposas e filhos. Conclusão: o consumo de fumo e álcool não foi expressivo, porém a prevalência de hipertensão deve ser salientada. Os idosos demonstraram maior aceitação quanto à realização do exame para rastreamento do câncer de próstata.
Devido a migração para o sistema OJS3, a íntegra desse artigo pode ser acessada pelo seguinte endereço eletrônico: Perfil epidemiológico de saúde do homem idoso rural de um município do Sul do Brasil | Journal of Nursing and Health (ufpel.edu.br)
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v12i3.20853
Direitos autorais 2022 Universidade Federal de Pelotas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.