Palhaçoterapia enquanto estratégia de formação para as práticas de humanização do profissional de saúde / Clown therapy as a training strategy for health professional humanization practices

Carla Vitórya Mendes Paes, Ana Dulce Batista Dos Santos, Roberta Novaes de Santana, Drako de Amorim Souza, Erasmo Militão Nobre Leite, Mônica Cecília Pimentel de Melo

Resumo


Objetivo: compreender os impactos da palhaçoterapia enquanto estratégia de formação para conceitos e práticas de humanização do profissional de saúde. Método: estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, desenvolvido com 14 profissionais da área da saúde de quatro especialidades que atuaram na extensão por pelo menos um ano. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. As entrevistas foram realizadas entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, analisadas através da análise temática de conteúdo. Resultados: emergiram três temáticas: Humanização na formação acadêmica: reflexos nas práticas de saúde; Desafios da humanização: acolhimento x cuidado; Reverberações da palhaçoterapia na formação para a humanização, presentando a palhaçoterapia como facilitadora de habilidades essenciais a humanização, através da valorização do sensível, do acolhimento e da corresponsabilização do cuidado. Conclusões: logo, o lúdico pode ser utilizado como ferramenta para aproximar a essência humana e promover saúde mental, desempenhando um papel terapêutico.



Palavras-chave


Humanização da assistência; Capacitação de recursos humanos em saúde; Empatia

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v11i3.20001



Direitos autorais 2021 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.