Avaliação do nível de estresse em acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública / Stress level assessment in nursing students of a public university

Gabriela Rodrigues dos Santos Alves, Eric Batista Ferreira, Cristiane Aparecida Silveira Monteiro, Maria Betânia Tinti de Andrade, Mariane Inaraí Alves, Vânia Regina Bressan, Simone Albino da Silva

Resumo


Objetivo: avaliar o estresse em acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública, identificando seu nível, comparando-o entre diferentes períodos e verificando correlação entre variáveis socioeconômicas. Método: estudo transversal, com 93 acadêmicos de 128, selecionados por conveniência. Dados coletados em dezembro de 2019, com instrumento socioeconômico e Escala de Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem. Análise feita com testes de Qui-quadrado, exato de Fisher, Análise de Variância e Scott-Knott, 5% de significância. Resultados: predominou o nível médio de estresse (63,44%). Morar em república foi associado aos escores alto e médio de estresse comparado a morar com família (P=0,04). Nunca ter trabalhado foi associado aos escores altos de estresse.  Concluintes apresentaram nível muito alto de estresse em “Formação Profissional” (13,71) e nível alto de estresse em “Realização das Atividades Práticas” (13) e “Comunicação Profissional” (7,28). Conclusão: a avaliação indica necessidade de intervenções sociais e na formação profissional.


Palavras-chave


Estresse Psicológico; Estudantes de enfermagem; Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v11i2.19389



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