Estágio curricular supervisionado em enfermagem durante a pandemia de coronavírus: experiências na atenção básica / Supervised curricular internship in nursing during the coronavirus pandemic: experiences in basic care

Luizi Basso de Souza, Denise Gonçalves Schir, Keity Laís Siepmann Soccol, Naiana Oliveira dos Santos, Mara Regina Caino Teixeira Marchiori

Resumo


Objetivo: relatar as experiências de estudantes de enfermagem durante o estágio curricular supervisionado na atenção básica no cenário da pandemia de coronavirus. Método: relato de experiência desenvolvido por estudantes do curso de graduação em Enfermagem durante o estágio curricular supervisionado em um serviço de atenção básica, no Estado do Rio Grande do Sul. O estágio foi desenvolvido em uma Estratégia Saúde da Família e compreendeu o período de março a maio de 2020. Resultados: as atividades desenvolvidas pelas estudantes mostraram os desafios que envolvem a profissão decorrentes da mudança da rotina, alterações no processo de trabalho, de novos protocolos e a carência de insumos. No entanto, contribuiu na formação da identidade profissional e possibilitou às estudantes a oportunidade de vivenciar experiências no contexto da pandemia. Conclusão: o estágio curricular supervisionado favoreceu o crescimento pessoal, no resgate da autonomia, no exercício da liderança e na tomada de decisão.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Saúde pública; Infecções por coronavírus

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.19050



Direitos autorais 2020 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.