Inteligência emocional: habilidade relacional para o enfermeiro-líder na linha de frente contra o novo Coronavírus / Emotional intelligence: relationship skill for the nurse-leader on the front line against the new Coronavirus

Simone Coelho Amestoy

Resumo


Objetivo: tecer reflexões acerca da inteligência emocional enquanto habilidade relacional para o enfermeiro-líder na linha de frente contra o novo Coronavírus. Método: ensaio teórico-reflexivo, construído a partir da literatura produzida sobre o novo Coronavírus, sua repercussão para os profissionais da saúde e domínio da inteligência emocional pelo enfermeiro-líder para enfrentar as adversidades impostas pelo cenário turbulento. Resultados: a pandemia tem gerado desgaste emocional nos profissionais de saúde que atuam junto aos pacientes contaminados com a doença. Como estratégia de enfrentamento, destaca-se o conhecimento sobre a inteligência emocional, que consiste na habilidade de manejar as emoções intrapessoais e interpessoais, mediante a compreensão dos cincos pilares: autoconsciência, autogestão, automotivação, empatia e gerenciamento de relacionamentos. Conclusões: a gestão das emoções pelo enfermeiro-líder poderá colaborar com o enfrentamento do desgaste emocional, a partir do cultivo de pensamentos positivos, prática de meditação, cuidados com a saúde física e distanciamento de informações, excessivas, sobre a pandemia.


Palavras-chave


Enfermagem; Liderança; Inteligência emocional; Coronavírus

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.18993



Direitos autorais 2020 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.