Profissionalismo na formação de enfermeiros: apreensão das significações de docentes e estudantes / Professionalism in nurse’s education: apprehension of the meanings of professors and students

Adriana do Rocio Vendrametto Marçal, Ivete Palmira Sanson Zagonel

Resumo


Objetivo: apreender as significações expressas por docentes e estudantes sobre o ensino de profissionalismo na formação de enfermeiros. Método: exploratório-descritivo com abordagem qualitativa em que participaram 19 docentes e 18 estudantes de Enfermagem de duas Instituições de Ensino Superior, da cidade de Curitiba. A coleta das informações ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, entre os meses de março a agosto de 2018. Para a análise dos depoimentos utilizou-se análise de conteúdo proposta por Moraes. Resultados: foi apreendida a subcategoria “Profissionalismo no Ensino de Enfermagem” e suas Unidades de Significação: Profissionalismo subsidiado pelas estratégias de ensino-aprendizagem, Profissionalismo articulado aos aspectos relacionais e atitudinais e, Profissionalismo articulado às estratégias de avaliação.  Conclusões: apreendeu-se que o ensino de profissionalismo envolve diversas estratégias de ensino e avaliação do profissionalismo na área de saúde. Entretanto, pela ampla variedade desses métodos disponíveis, é necessário observar a pertinência de cada um.


Palavras-chave


Profissionalismo; Estudantes de enfermagem; Docentes de enfermagem

Texto completo:

PDF HTML


DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i1.18160



Direitos autorais 2020 Universidade Federal de Pelotas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.