Percepção de professores sobre ações de grupos de (re)conhecimento emocional

Jéssica Maria de Auda, Gimene Cardozo Braga, Sidnei Teixeira Junior, Micheli de Jesus Ferreira

Resumo


Objetivo: identificar a percepção dos professores a respeito das ações desenvolvidas durante os grupos de (re)conhecimento emocional realizado com estudantes de uma escola de ensino fundamental. Método: trata-se de um estudo qualitativo descritivo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores, em 2014. Utilizou-se a análise temática, que emergiu duas categorias: “A percepção dos professores sobre os grupos de reconhecimento emocional” e “Aprendizagem dos professores”. Resultados: o grupo de (re)conhecimento emocional proporcionou a mudança do comportamento das crianças dentro da sala de aula e auxiliou na sensibilização dos professores para trabalhar com a identificação das emoções das crianças. Conclusão: a sensibilização dos professores participantes, ampliou os conhecimentos destes, sobre como identificar e trabalhar as emoções e sentimentos apresentados pelas crianças e contribuiu para a promoção de saúde mental infantil.

 


Palavras-chave


Saúde mental; Criança; Enfermagem; Emoções; Jogos e brinquedos

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v9i2.16400



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