Percepção de professores sobre ações de grupos de (re)conhecimento emocional
Resumo
Objetivo: identificar a percepção dos professores a respeito das ações desenvolvidas durante os grupos de (re)conhecimento emocional realizado com estudantes de uma escola de ensino fundamental. Método: trata-se de um estudo qualitativo descritivo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores, em 2014. Utilizou-se a análise temática, que emergiu duas categorias: “A percepção dos professores sobre os grupos de reconhecimento emocional” e “Aprendizagem dos professores”. Resultados: o grupo de (re)conhecimento emocional proporcionou a mudança do comportamento das crianças dentro da sala de aula e auxiliou na sensibilização dos professores para trabalhar com a identificação das emoções das crianças. Conclusão: a sensibilização dos professores participantes, ampliou os conhecimentos destes, sobre como identificar e trabalhar as emoções e sentimentos apresentados pelas crianças e contribuiu para a promoção de saúde mental infantil.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v9i2.16400
Direitos autorais 2019 Universidade Federal de Pelotas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.