Redes e mídias sociais: o potencial multiplicador para a ajuda mútua de ouvidores de vozes

Octávia Cristina Barros, Fátima Maria Azeredo Melca, Octavio Domont de Serpa Jr.

Resumo


Objetivo: compreender de que forma as redes sociais se integram em ofertas de ajuda mútua. Métodos: analisamos como a interação entre pessoas que ouvem vozes e o compartilhamento de suas vivências através do ambiente virtual promove ajuda mútua. Buscamos identificar a existência de uma mudança de perspectiva em relação às abordagens exclusivamente descritivas por parte dos ouvidores, e analisar se estas mídias sociais, ao ampliar a possibilidade de interação, favorecem o processo de ajuda mútua. Para embasar nosso trabalho, recorremos a autores renomados em ajuda mútua, como Romme e Escher, e em redes e mídias sociais, como Franco e Recuero. Resultados: a ajuda mútua através de ambientes virtuais e redes sociais vem ganhando relevância na sociedade atual. Conclusão: as redes sociais possibilitam ajuda mútua em tempo real e permitem que até durante “crise” os ouvidores de vozes possam interagir e obter ajuda para lidar com o fenômeno.


Palavras-chave


Ouvidores de vozes, Ajuda mútua, Mídias sociais, Ajuda mútua em ambientes virtuais.

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v8i0.14120



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