A escuta de vozes na infância: uma revisão integrativa

Clarissa de Souza Cardoso, Viviane Ribeiro Pereira, Naiana Alves Oliveira, Valéria Cristina Christello Coimbra

Resumo


Objetivo: identificar e analisar a produção científica acerca da escuta de vozes na infância por meio da revisão integrativa. Métodos: a busca ocorreu nas bases de dados National Library of Medicine, Literatura Científica e Técnica da América Latina e Caribe e Publishier Medline, realizada no mês de março de 2018, com os descritores: criança, comportamento infantil, esquizofrenia infantil, delusões e a palavra-chave escuta de vozes, integraram a revisão 10 artigos publicados no período de 2013 a 2017. Resultados: percebe-se que as pesquisas apontaram para a predominância de saberes hegemônicos, os quais relacionam as experiências das crianças que ouvem vozes, com o diagnóstico de esquizofrenia, baseando o tratamento pela prescrição de psicofármacos. Considerações Finais: identificou-se uma produção incipiente de pesquisas na área da saúde mental que dão ênfase a temática da escuta de vozes na infância, principalmente no cenário científico brasileiro.


Palavras-chave


Crianças; Comportamento infantil; Esquizofrenia infantil

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DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v8i0.14043



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