Diretrizes para Autores
-->Artigos de revisão estão com as submissões suspensas até setembro de 2023, por excesso de artigo no fluxo editorial.<<
AUTHOR GUIDELINES
Atualizada em fevereiro de 2022
A JONAH não cobra taxas/encargos para os autores, nem de submissão de artigos e nem de processamento e publicação de artigos.
LEMBRETE!!!! Prezados autores, informamos que há necessidade de conferir todos os itens disponíveis nesta página, no que se refere à padronização dos artigos encaminhados nas normas do periódico. Solicitamos que as mesmas sejam cuidadosamente verificadas, já que sua inadequação inviabiliza o encaminhamento precoce do artigo para avaliação dos pareceristas.
INFORMAÇÕES GERAIS
- O JONAH segue o Code of Conduct of Best Practices Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/), bem como as orientações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), http://www.icmje.org e Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa https://wcrif.org/guidance/singapore-statement.
- Os artigos para publicação devem ser enviados exclusivamente ao Journal of Nursing and Health (JONAH), não sendo permitida a apresentação simultânea a outro periódico, quer na íntegra ou parcialmente e também que os manuscritos sejam originais e inéditos;
- Trabalhos de conclusão de curso (graduação, pós-graduação - especialização, mestrado e doutorado) que estão disponibilizados no repositório da instituição formadora é necessário informar com asterisco sobrescrito no título e na nota de rodapé com o link de acesso a esse trabalho no repositório;
- O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados, são de inteira responsabilidade dos autores que estão submetendo o manuscrito;
- Também são de exclusiva responsabilidade dos autores, a redação, as opiniões e os conceitos emitidos nos manuscritos, bem como a exatidão e a procedência das citações, não refletindo necessariamente a posição/opinião do Conselho Diretor e do Conselho Editorial do JONAH.
- O periódico não assume a responsabilidade por equívocos gramaticais, e se dá, portanto, ao direito de solicitar a revisão de português aos autores;
- A submissão de manuscritos é realizada somente no sistema online no endereço http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/index
- Todos os autores deverão ser cadastrados na página do JONAH e não serão cobradas taxas para a submissão de artigos, sendo que, uma vez submetido o artigo, a autoria não poderá ser modificada.
- No ato da submissão, o manuscrito deverá ser encaminhado em um idioma (português (BR), inglês, ou espanhol), sendo que o título e o resumo devem ser apresentados nos três idiomas;
- No momento da submissão, o autor deverá anexar no sistema os devidos documentos listados abaixo (os documentos devem ser digitalizados em PDF, exceto o documento do manuscrito que é em WORD):
- Cópia da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, se a pesquisa envolveu seres humanos;
- Formulário de Declaração de Direito Autoral, preenchido e assinado por todos os autores;
- NÃO é aceita a submissão de artigo cujo nenhum autor do mesmo tenha formação de nível superior.
- Arquivo do manuscrito em word (.DOC/.DOCX);
- Declaração de Conflito de Interesses (se houver).
Os conflitos de interesse podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que não são completamente aparentes, mas que podem influenciar seus julgamentos sobre o que é publicado. O conflito de interesses pode ser de ordem pessoal, comercial, político, acadêmico ou financeiro. Quando os autores submetem um manuscrito, seja um artigo ou carta, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos que possam influenciar seu trabalho. As relações financeiras ou de qualquer outro tipo que possam levar a conflitos de interesse devem ser informadas.
PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS
- A revista possui sistema eletrônico de gerenciamento do processo de publicação. Os manuscritos são encaminhados, via online, pelos autores, que recebem um protocolo numérico de identificação. Posteriormente, todos os manuscritos são previamente apreciados pelo Editor no tocante à ADEQUAÇÃO às normas de FORMATAÇÃO e ESTRUTURA do Journal of Nursing and Health (JONAH).
- Utiliza-se o sistema duplo-cego de avaliação por pares (double blind peer review), de forma sigilosa, com omissão dos nomes dos consultores e autores. Assim, ao serem preliminarmente considerados adequados pelo Editor, os manuscritos são encaminhados para dois consultores ad hoc de reconhecida competência na temática abordada, contando com avaliadores externos à instituição da revista, bem como ao país. Havendo desacordo entre esses, o artigo é enviado para uma terceira avaliação. No caso de identificação de conflito de interesse por parte dos consultores, o manuscrito é encaminhado para outro consultor.
- O prazo para a devolução dos pareceres é de, no máximo, quinze (15) dias, a contar da aceitação de apreciação pelos avaliadores. Caso contrário, envia-se para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.
- Os manuscritos que NÃO cumpram as normas, por incompletude ou inadequação, são sumariamente devolvidos, sendo solicitada a leitura atenta às normas. O autor tem cinco (5) dias para realizar os ajustes. Caso não seja atendida a solicitação, o manuscrito é arquivado e, havendo interesse em publicá-lo, deve ser submetido novamente, iniciando novo processo de julgamento por pares.
- Os artigos que cumprem as normas da revista são avaliados pelos consultores no que se refere ao mérito, à originalidade, à pertinência de seu conteúdo, à qualidade acadêmica, à conveniência de publicação e à relevância para a Enfermagem e áreas afins.
- Os manuscritos serão, portanto, aceitos, reformulados ou recusados. Em qualquer um dos casos, o autor é comunicado. Os manuscritos recusados poderão ser reenviados, com nova submissão, iniciando outro processo de julgamento por pares. Os pareceres dos avaliadores são disponibilizados online para o autor responsável pela submissão. Caso sejam solicitadas reformulações no manuscrito, o autor responsável pela submissão tem o prazo de dez (10) dias para atender tais solicitações. Caso contrário, o artigo é arquivado após o envio de comunicado para todos os autores, por entendermos não haver interesse em atender a solicitação para ajustes, de acordo com as avaliações realizadas. No entanto, se ainda houver interesse em publicá-lo, o artigo deve ser submetido novamente, iniciando novo processo de julgamento por pares.
PUBLICAÇÃO
Os artigos serão publicados em versão online em acesso aberto no idioma que foi enviado para submissão. O tempo entre a submissão e a publicação do artigo em média tem sido de seis meses, devido ao tempo de prorrogação dos prazos que os avaliadores ad hoc solicitam. Em um fluxo editorial em que o artigo é submetidos devidamente nas normas e os avaliadores responsam no prazo, considera-se 15 dias na avaliação de checklist, 45 dias no processo de avaliação por pares, 15 dias de correções pelos autores, 15 dias de revisão de idiomas, diagramação e layout e publicação. O artigo de autores de Pelotas e do Estado do Rio Grande do Sul após o aceite poderá demorar para ser publicado devido aos critérios de endogenia, respectivamente, local e regional, tendo espaço máximo para cada endogenia de 30% na composição do número.
REGISTROS DE ENSAIOS CLÍNICOS
O Journal of Nursing and Health apóia políticas para registros de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informações sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis na URL: http://www.icmje.org/. O número de identificação Universal Trial Number (UTIN) deverá ser registrado ao final do resumo. International Clinical Trials Registry Plataform (ICTRP): http://apps.who.int/trialsearch/
CATEGORIAS DE ARTIGOS
A apresentação dos manuscritos deverá obedecer à regra de formatação definida pelas normas a seguir, diferenciando-se apenas pelo número permitido de páginas em cada uma das categorias.
- Artigos originais: é uma contribuição científica destinada a divulgar resultados de pesquisa original que não tenha sido publicada ou submetida em outros meios de divulgação. Limite Máximo de 25 páginas (sem contar a lista de referências).
- Revisões sistemáticas ou integrativas: constitui uma avaliação crítica ampliada e sistematizada da literatura sobre determinado assunto de relevância para a enfermagem e/ou para a saúde, devendo conter os procedimentos adotados, esclarecendo a delimitação e os limites do tema, finalizando com conclusões do autor. Não serão aceitas outras modalidades de revisão (ex: de literatura, narrativa, etc). Limite Máximo de 30 páginas e TODAS as referências deverão ser citadas na lista final, inclusive as que constam nos quadros. NÃO publicamos revisões narrativas, bibliográficas, de escopo, protocolos de revisão.
--> Os artigos de categorias diferentes de pesquisa e revisão SÓ SERÃO aceitas a sua submissão após comunicação dos autores com a equipe editorial: adrizeporto@gmail.com, que irá avaliar o manuscrito previamente a submissão, aprovando-o ou não para submissão. Submissões destas categorias diferentes de artigo sem prévio aceite/comunicação serão rejeitadas.
Editoriais de autores com título de doutorado poderão ser enviados para a equipe editorial para avaliação.
- Editoriais: os editoriais são escritos ou encomendados pelos editores, abordando temas contemporâneos de enfermagem, de áreas afins ou sobre as temáticas abordadas no volume respectivo. O autor deve ressaltar as contribuições do artigo apontado e comentar aspectos semelhantes eventualmente já publicados pela nossa revista em artigos anteriores, quando pertinentes. Limite Máximo de 02 páginas.
PREPARO DOS MANUSCRITOS
A apresentação dos manuscritos deve obedecer à regra de formatação definida nestas normas, diferenciando-se apenas no número permitido de páginas em cada uma das categorias.
-->A não utilização dos guias pode ser motivo para recusa do artigo.
• REDAÇÃO
Os manuscritos devem ser redigidos de maneira objetiva, mantendo linguagem adequada ao estudo e ressaltando a terminologia científica condizente. Recomenda-se que o(s) autor(es) busque(m) assessoria linguística profissional (revisores e/ou tradutores certificados nos idiomas português, inglês e espanhol) antes de submeter(em) os manuscritos. As revisões de redação se fazem junto com as correções do artigo após a avaliação dos pares.
• AUTORIA
O conceito de autoria está respaldado na contribuição substancial de cada uma das pessoas listadas como autores, no que se refere, sobretudo, à concepção e planejamento do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica, conforme recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
• FORMATAÇÃO
Os manuscritos devem ser encaminhados em editor de texto MS Word (.doc/.docx).
Especificações da formatação:
a) Os nomes dos autores, titulação, instituição a qual pertencem e função NÃO deverão constar no documento do artigo, somente nos METADADOS DE SUBMISSÃO. ATENÇÃO: a IDENTIDADE ORCID É OBRIGATÓRIA. Para quem não possui cadastro, fazer neste link:
https://orcid.org/ Para quem possui cadastro consulte aqui: https://orcid.org/orcid-search/quick-search/?searchQuery=
Ao inserir o link correspondente ao ORCID ID dos autores nos metadados, atentar para a exclusão do 's' do http's'. Nos metadados, na biografia dos autores, deve constar: FORMAÇÃO ACADÊMICA. MAIOR TITULAÇÃO CONCLUÍDA. INSTITUIÇÃO DE AFILIAÇÃO.
b) A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm cada;
c) Fonte Trebuchet MS, tamanho 12;
d) O número de páginas deve obedecer à categoria do artigo, sendo contado a partir da primeira página (títulos, resumos em todos os idiomas e descritores).
e) Na primeira página, deverão conter os títulos, resumos e descritores, todos nos três idiomas – português, inglês e espanhol - espaçamento simples (0 pt);
f) O corpo do texto deverá estar logo abaixo dos resumos, seguindo as orientações: justificado, espaço entre linhas 1,5 (0 pt) em todo o texto e referências. O título das seções deve ser em caixa alta e negrito: INTRODUÇÃO, MÉTODO (MATERIAIS E MÉTODOS para revisões), RESULTADOS; DISCUSSÃO (quantitativa ou qualitativa) ou RESULTADOS e DISCUSSÃO (qualitativa), CONSIDERAÇÕES FINAIS ou CONCLUSÕES. Os subtítulos devem ser em negrito e ter somente a primeira letra em maiúscula. O recuo da primeira linha de cada parágrafo deve ser de 1,25 cm.
g) Se o trabalho que originou o manuscrito tiver auxílio financeiro, deve ser indicado obrigatoriamente o nome da agência financiadora (em nota de rodapé do título), porém o artigo NÃO deve conter informações diretas sobre a pesquisa do qual se originou. Assim, se for elaborado a partir de tese, dissertação ou monografia, dados como título, ano e instituição na qual foi apresentada somente deverão ser incluídos se o artigo for aceito na versão de publicação. No entanto, o nome do orientador deve ser incluído como autor;
h) Referências (estilo Vancouver), devendo ser atualizadas (nos últimos cinco (05) anos - 2017 a 2021) em torno de 70% e, de periódicos em torno de 70%. Não utilizar anais de eventos e informações de sites. O limite de referências é no máximo 30, excetuando-se para artigos de revisão (não possui limite).
i) Não será permitido o uso de notas de fim de página no corpo do texto do artigo.
• ESTRUTURA
Primeira página
Apresentar:
a) Categoria do artigo no canto superior direito em caixa alta;
b) Na primeira página deverá conter todos os títulos em negrito, centralizados, somente a primeira letra em maiúscula, salvo nomes próprios e com no máximo 15 palavras em todos os idiomas (português, inglês e espanhol). Não poderão ser utilizadas SIGLAS/Abreviaturas nem em títulos e nem em resumos. Após os títulos, deverão constar os resumos nos três idiomas (resumo, abstract, resumen), sendo cada um, com um limite máximo de 150 palavras. Após cada resumo, em nova linha, incluir os descritores. TODOS os elementos da primeira página (títulos, resumos e descritores) deverão estar com espaçamento simples. Os títulos, resumos e descritores em inglês e espanhol deverão ser colocados em itálico.
c) O resumo deve conter: Objetivo: iniciar com o verbo no infinitivo. Método: tipo de estudo, população, amostra, critérios de seleção da amostra, período de coleta de dados, instrumento de coleta de dados, os procedimentos para a coleta e análise dos dados. Resultados (não incluir a palavra discussão): os principais resultados discutidos com a literatura e impressões dos autores. Conclusões: responder ao objetivo. Lembre-se: Após os dois pontos (:) de cada seção iniciar com letra minúscula.
d) Descritores: indicar de três (3) a cinco (5) termos que identifiquem o tema, limitando-se aos descritores recomendados nos Descritores em Ciências da Saúde [DeCS], na página http://decs.bvs.br/, seguido do sinal de dois pontos (:). Os descritores devem ser apresentados somente com sua primeira letra em maiúscula e serão separados por ponto e vírgula (;).
Não usar os termos: Palavras-chave, Keywords e Palabras clave. UTILIZAR: Descritores, Descriptors e Descriptores, respectivamente.
Texto
Deve vir logo abaixo do término dos resumos.
Os textos de manuscritos originais, estudos de casos clínicos, de revisões de literatura sistemática e integrativa devem apresentar: INTRODUÇÃO; MÉTODO (MATERIAIS E MÉTODOS para revisões); RESULTADOS; DISCUSSÃO (em pesquisas quantitativas os resultados e discussão deverão estar separados; em qualitativas poderão estar juntos ou separados); CONSIDERAÇÕES FINAIS (qualitativo/reflexão/relato de experiência) /CONCLUSÕES (quantitativo); AGRADECIMENTOS (opcional); REFERÊNCIAS (Estilo Vancouver).
(1) INTRODUÇÃO: Deve ser breve, definir claramente o problema estudado, destacando sua importância e as lacunas do conhecimento, incluindo referências estritamente pertinentes.
(2) MÉTODO: Os Artigos Originais e Relatos de Casos Clínicos devem descrever o tipo de estudo, a população, a amostra, os critérios de seleção da amostra, o instrumento de coleta de dados, os procedimentos para a coleta e análise dos dados. Necessariamente devem explicitar o cumprimento dos princípios de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais, bem como fazer referência a aprovação em comitê de ética, com o respectivo NÚMERO DE PROTOCOLO. Para os autores brasileiros, as Resoluções 196/96 (para pesquisas que foram realizadas antes da publicação da resolução de 2012) ou 466/12 (para pesquisas que foram realizadas após a publicação da resolução de 2012) do Conselho Nacional de Saúde devem ser consideradas. Para os autores estrangeiros, considerar a Declaração de Helsinki, disponível na página http://www.wma.net
Já as Revisões Sistemáticas e Integrativas devem descrever o tipo de estudo, os procedimentos adotados para a revisão, tais como as estratégias de busca, seleção e avaliação dos artigos, esclarecendo a delimitação e limites do tema. Atentar a descrição detalhada do método, os checklists PRISMA, MOOSE trazem os itens necessários.
(3) RESULTADOS: Devem estar limitados somente a descrever os resultados encontrados, sem incluir interpretações ou comparações. O texto deve complementar, e não repetir, o que está descrito em tabelas e figuras. As tabelas, figuras e quadros estão limitados a cinco (5) no total. Em pesquisas qualitativas, se aceita que a discussão seja associada aos resultados.
a) Tabelas - devem ser elaboradas para reprodução direta pelo editor de layout, em preto e branco, com espaçamento entrelinhas simples, inseridas no texto, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que foram citadas, inseridas tão logo citadas, e não ao final do artigo. O título deve ser breve, de no máximo duas linhas, que inclua apenas dados imprescindíveis, como a localização e o ano, inserido acima da tabela, em fonte Trebuchet MS, tamanho 12, com apenas a primeira letra maiúscula, e sem ponto final. As notas explicativas devem ser colocadas abaixo das tabelas, com tamanho máximo de três linhas, contendo informações sobre a fonte dos dados e explicando todas as abreviaturas não padronizadas utilizadas. Se forem usados dados de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo. Empregar em cada coluna da tabela, um título curto ou abreviado.
àA tabela NÃO poderá ultrapassar uma página. NÃO utilizar linhas horizontais ou verticais internas e nem grades laterais. Somente os títulos e subtítulos podem estar em negrito.
b) Figuras – fluxogramas, fotografias, desenhos, gráficos são denominados Figuras e Quadros igualmente como Quadros, as quais devem ser elaboradas para reprodução pelo editor de layout, de acordo com o formato do Journal of Nursing and Health, inseridas no texto, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto, com a primeira letra da legenda em maiúscula, descrita na parte inferior e sem grifo, com tamanho máximo de três linhas. As figuras devem ter no Máximo 500 KB e ser elaboradas no programa Word ou Excel ou convertidas em figura do tipo BMP, atentando para a qualidade da resolução da imagem em no mínimo 300dpi. O tamanho da figura não poderá ultrapassar uma página no formato em retrato e nem ultrapassar as margens laterais. Se forem usadas figuras de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo. Em caso de gráficos, o eixo vertical (y) deve vir formatado em 100 ou 100%.
àNo Quadro podem ser inseridas as grades laterais.
Observação: As tabelas e figuras aceitas nos manuscrito não devem exceder em conjunto o máximo de cinco (5).
c) Citações - utilizar sistema numérico para identificar as obras citadas. Representá-las no texto com os números correspondentes sobrescritos, sem deixar espaço entre a palavra e o número da citação. Indicar o número após o ponto ou vírgula, por exemplo: [...] cuidado de enfermagem.¹ [...] na enfermagem,¹ a comunicação é fundamental. Não mencionar o nome dos autores, excluindo expressões como: “Segundo..., De acordo com...”. Quando se tratar de citação sequencial, separar os números por hífen, quando intercaladas devem ser separadas por vírgula (Ex.: ...cuidado de enfermagem.1-5,9 Em caso de transcrição de palavras, frases ou parágrafo com palavras do autor (citação direta), devem ser utilizadas aspas na sequência do texto. Recomenda-se a utilização criteriosa deste recurso. Recomendamos o uso de citações indiretas, preferencialmente.
d) Depoimentos - são frases ou parágrafos ditos pelos participantes de pesquisa. Não utilizar aspas e seguir a seguinte estrutura: recuo do texto do depoimento a 1,5 cm da margem esquerda, fonte tamanho 12, em itálico, espaçamento 1,5 cm, com sua identificação entre parênteses codificada e sem itálico a critério do autor e anteriormente inserir um ponto final, p. ex. [...] enfermagem. (P1) Supressões devem ser indicadas pelo uso das reticências entre colchetes “[...]” e as intervenções dos autores ao que foi dito pelos participantes do estudo devem ser apresentadas entre colchetes, por exemplo: [abreviatura de Unidade de Terapia Intensiva], ambas sem itálico.
Já as Revisões Sistemáticas e Integrativas, os resultados devem conter uma análise comparativa dos trabalhos na área, em que se discutam os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa e devendo conter conclusões. Ainda, nos artigos de revisão as referências encontradas deverão ser citadas no decorrer dos resultados e também na lista final.
(4) DISCUSSÃO: Enfatiza os aspectos novos e importantes do estudo. Deve conter comparação dos resultados com a literatura, as limitações da pesquisa e a interpretação dos autores, explorando as implicações dos achados para pesquisas futuras e para a prática clínica. Em pesquisas qualitativas, se aceita que a discussão seja associada aos resultados.
(5) CONSIDERAÇÕES FINAIS ou CONCLUSÕES (usar o primeiro para pesquisa qualitativa e o segundo para pesquisa quantitativa): Deve estar relacionada com os objetivos do trabalho, evitando assertivas não apoiadas pelos achados. Incluir recomendações, quando pertinentes. ATENÇÃO: Não usar referências nas considerações finais/conclusões.
(6) Agradecimentos: Agradecimentos: devem ser breves e objetivos, somente a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo e que estão relacionados ao autor principal ou ao projeto de pesquisa. O pedido para a inclusão dos agradecimentos deve ser feito após parecer de aceite ou na leitura de prova. Não deve estar incluso no documento de submissão. Solicitações de inclusões de agradecimento não serão aceitas após a aprovação do layout pelo autor responsável.
Conforme Portaria 206 de 04 de setembro de 2018 é obrigatória a referência do apoio recebido: "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001".
(7) Referências: Importante a minuciosa revisão da informação das referências.
Em relação à semelhança com outros textos disponíveis online, há softwares (antiplágio) em versão gratuitas, sendo desejável o seu uso no manuscrito antes da submissão. Consultar softwares em: http://www.workshop.sibi.usp.br/relatorios/Lista_softwares_prevencao_plagio.pdf
Esta revista adota os Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas, publicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas - Estilo Vancouver, disponível no site: http://www.icmje.org/ ou http://www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html (versão traduzida para o português). O número máximo de referências aceitas no manuscrito será de 30, excetuando-se nas revisões, que não possuem limite de referências.
As referências devem ser numeradas e normalizadas de acordo com o Estilo Vancouver. Na lista de referências, estas devem ser numeradas consecutivamente, conforme a ordem que for mencionada pela primeira vez no texto. A referência de autor(es) faz-se pelo sobrenome, com a letra inicial em maiúscula, após um espaço, o(s) nome(s) abreviado(s) e sem ponto. O ponto final vai após o último autor, para separar do título da referência. Quando o documento possuir de um (01) a seis (06) autores, citar todos os autores, separados por vírgula. Quando possuir mais de seis (06) autores, citar todos os seis (06) primeiros autores, seguidos da expressão latina et al.
- Máximo 30 referências em estilo Vancouver, devendo ser atualizadas - nos últimos cinco (05) anos - 2017 a 2022 em torno de 70% e, de periódicos em torno de 70%. Por exemplo, em uma lista de 30 referências no artigo, 21 delas precisam ser de artigos e 21 delas precisam ser dos últimos cinco anos.
- Sugere-se a inclusão de pelo menos uma referência internacional, devido a internacionalização das publicações.
- Incluir os links (endereço de site/URL) daquelas referências disponíveis online/na internet.
- Antes de submeter, verificar se os links estão correspondem ao título do artigo/autores, bem como o idioma título/link correspondente e se o link está ativo. Após essa verificação, atualizar a data de acesso do link na descrição da referência.
- Há preferência pela descrição da referência no idioma inglês, quando a publicação tiver essa versão, tendo em vista a internacionalização do acesso às publicações.
NÃO USAR ANAIS E SITES COMO REFERÊNCIA. Recomendamos preferencialmente artigos científicos de periódicos. Entretanto, é aceito dissertações e teses, livros, manuais técnicos e leis/decretos/resoluções/portarias.
Abreviaturas de títulos de periódicos em português consulte o site: http://ccn.ibict.br/busca.jsf. Seguir os passos descritos:
Ex.: Buscar Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil
PASSO 1
Em título: revista AND Brasileira AND saúde AND materno – EXECUTAR BUSCA
PASSO 2
Visualizar consulta
PASSO 3
Selecionar o item de interesse > VISUALIZAR
PASSO 4
Copiar como está a abreviação.
Em outros idiomas, buscar a abreviação da revista em Abreviaturas NLM Catalog:
PASSO 1:
Entre no site do NLM Catalog através do link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals
PASSO 2:
Ex.: Revista Latino Americana de Enfermagem insira o nome ou ISSN do periódico no formulário – clique em SEARCH
PASSO 3
Nesse momento, o periódico e seus detalhes poderão ser acessados automaticamente e deverá ser buscado o NLM Title Abbreviation:
OBS.: Se o nome do periódico não for inserido corretamente ou com incompletude, poderão aparecer outros itens referentes ao que foi digitado no formulário. Quando isso ocorrer, procure atentamente na lista o nome do periódico desejado e clique nele.
PASSO 4:
Copiar a abreviatura, conforme apresentada
OBS.: As abreviaturas dos periódicos devem ser primeiramente buscadas no IBICT e NML Catalog. Somente quando não encontradas nesses sites, acessar a Biblioteca Virtual em Saúde: http://portal.revistas.bvs.br/
ATENÇÃO: os meses deverão ser abreviados em minúsculo, seguindo a regra de português para abreviaturas de meses: jan, fev, mar, abr, maio, jun, jul, ago, set, out, nov, dez. Em inglês: Jan, Feb, Mar, Apr, May, June, July, Aug, Sept, Oct, Nov, Dec.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS (publicações a partir do N1 de 2022):
Artigo - com até Seis Autores e com DOI ativo
Franca JRFS, Costa FSG, Lopes MEL, Nóbrega MML, França ISX. The importance of communication in pediatric oncology palliative care: focus on Humanistic Nursing Theory. Rev. latinoam. enferm. (Online). 2013;21(3):780-6. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300018
Artigo –com até seis autores sem DOI ativo
Alvarenga CF, Lima KMN, Mollica LR, Azeredo LO, Carvalho C. Uso de plantas medicinais para o tratamento do diabetes mellitus no Vale do Paraíba-SP. Rev ciên saúde Online. 2017;2(2):36-44. Disponível em: https://www.revistaeletronicafunvic.org/index.php/c14ffd10/article/view/84/73
Silva PL, Rezende MP, Ferreira LA, Dias FA, Helmo FR, Silveira FCO. Cuidados com os pés: o conhecimento de indivíduos com diabetes mellitus cadastrados no programa saúde da família. Enferm. glob. 2015;14(37):38-51. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/eg/v14n37/pt_clinica3.pdf
Artigo – autoria com mais de seis autores com DOI ativo
Kaut NNN, Rabelo ACS, Araujo GR, Taylor JG, Silva ME, Pedros ML, et al. Baccharis trimera (Carqueja) improves metabolic and redox status in an experimental model of type 1 Diabetes. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2018:1-12. DOI: https://doi.org/10.1155/2018/653263
Obs.: incluir o link do DOI sempre que ele estiver ativo. Quando não há DOI ativo incluir o link de acesso do documento na íntegra.
Artigo publicado em espanhol (quando não houver DOI incluir o link de acesso ao documento na íntegra):
Irigibel-Uriz X. Revisión crítica de una interpretación del pensamiento de Virginia Henderson: acercamiento epistemológico al libro de Luis, Fernández y Navarro. Index enferm. 2007;16(57):55-9. Disponible en: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962007000200012
Artigo sem link de acesso
Leopardi MT, Capella BB, Rodrigues E, Faraco MM, Schimitz LM, Souza LA, et al. Construção e implementação de modelo informatizado do trabalho de enfermagem para a qualidade da assistência. Texto & Contexto Enferm. 2002 jan/abr;11(1):274-8.
Artigo no Prelo
Villa TCS, Ruffino-Netto A. Questionário para avaliação de desempenho de serviços de atenção básica no controle da tuberculose no Brasil. J Bras Pneumol. No prelo 2009.
Artigo depositado em repositório pré-print (quanto for pré-print é necessário informar a data de acesso)
Yuzhen Z, Jiang B, Yuan J, Tao Y. The impact of social distancing and epicenter lockdown on the COVID-19 epidemic in mainland China: a data-driven SEIQR model study. Medrxiv. Preprint. 2020[cited 2020 Apr 20]; DOI: 10.1101/2020.03.04.20031187. Available from: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.04.20031187v1.full.pdf
Obs.: se a publicação for em língua inglesa utilizar a estrutura acima. Em língua portuguesa utilizar o “acesso em” para indicar a data de acesso e o “disponível em:” para o link de acesso ao documento na íntegra.
Artigo volume com suplemento
Cartaxo-Furtado NADEOC, Sampaio TO, Xavier MA, Medeiros ADDE, Pereira JV. Perfil fitoquímico e determinação da atividade antimicrobiana de Syzygium cumini (L.) Skeels (Myrtaceae) frente a microrganismos bucais. Rev. bras. plantas med. 2015;17(4Suppl3):1091-6. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-084X/14_153
Artigo em número especial
Peres MAA, Aperibense PGGS, Dios-Aguado MM, Gómez-Cantarino S, Queirós PJP. The Florence Nightingale’s nursing theoretical model: a transmission of knowledge. Rev. gaúch. enferm. 2021;42(nesp):e20200228. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200228
Livro
Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4ª ed. St. Louis: Mosby; 2002.
Obs.: quando o livro estiver disponível online, informar o link de acesso.
Livro online só com organizador
Barros, ALNL (org). Diagnósticos de enfermagem da Nanda-I: definições e classificação 2018-2020. 11ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2018. Disponível em: http://www.nascecme.com.br/2014/wp-content/uploads/2018/08/NANDA-I-2018_2020.pdf
Capítulo de livro
Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW (org). The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.
Tese ou dissertação (informar o link de acesso ao documento na íntegra publicado em repositório)
Schiaveto FV. Avaliação do risco de quedas em idosos na comunidade [dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; 2008. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-19122008-153736/publico/FabioVeigaSchiaveto.pdf
Batista, MMG. Atitudes e conhecimentos dos enfermeiros na prevenção das úlceras de pressão. [dissertação]. Lisboa (PT): Universidade Católica Portuguesa; 2012. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/10555/1/DissertaþÒo%20de%20Mestrado%20FVT%20-%20Margarida%20Batista.pdf
Documentos publicados no Diário Oficial
ATENÇÃO: referências de portarias, resoluções, leis, devem ser colocadas com dados do Diário Oficial da União. Para obter informações, seguir os passos:
SITE JUS BRASIL (desde 1900): http://www.jusbrasil.com.br/diarios
Colocar na caixa de busca a portaria/resolução/lei... desejada e clicar em “pesquisar”. >>>> Para filtrar a busca: selecionar “data” e em “Diários”, selecionar apenas DOU. Caso a portaria é de algum Estado, deve-se ver o diário específico do Estado. Procurar na lista o ano de publicação para facilitar o encontro da publicação. Após a localização, ver a seção e a página inicial e verificar a página de fim do conteúdo referenciado.
Brasil. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União. 22 set 2017;Seção 1:68-76. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/161636273/dou-secao-1-22-09-2017-pg-68
Brasil. Portaria nº 971, de 03 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União. 4 maio 2006;Seção 1:20-5. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/564335/pg-20-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-04-05-2006
Brasil. Decreto nº 5.813 de 22 de junho de 2006. Aprova a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos e dá outras providências. Diário Oficial da União. 23 jun 2006;Seção 1:2-4. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=23/06/2006
Outras portarias
Rio Grande do Sul (RS). Portaria SES/RS 588/2017 de dezembro de 2017. Institui a relação estadual de plantas medicinais de interesse do sistema único de saúde no Rio Grande do Sul e listas complementares. Secretaria Estadual da Saúde. 22 dez 2017. Disponível em: https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/carga20171201/22110143-portaria-replame-rio-grande-do-sul.pdf
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Portaria-SEI nº 16, de 25 de maio de 2020. Institui Grupo Temático de Trabalho (GTT), Prevenção da Transmissão na Pandemia da COVID-19, com o objetivo de subsidiar tecnicamente os Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh em ações de prevenção da transmissão na pandemia da COVID-19. In: Boletim de Serviço nº 856 de 09 jul 2020;7-9. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/acesso-a-informacao/boletim-de-servico/sede/2020/boletim_servico_856_09_07_2020_ok.pdf/view
Manuais Técnicos e publicações do MS
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica n° 32: atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília; 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de atenção básica n° 36: estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica - diabetes mellitus. Brasília: 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf
Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf
Ministério da Saúde (BR). Glossário temático: práticas integrativas e complementares em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/glossario_pics.pdf
Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília; 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
Homepage
World Health Organization (WHO). Global status report on noncommunicable diseases 2010. Geneva: World Health Organization. 2011. Available from: https://www.who.int/nmh/publications/ncd_report2010/en/
Organización Panamericana de la Salud (OPAS). Cuidados innovadores para las condiciones crónicas: organización y prestación de atención de alta calidad a las enfermedades crónicas no transmisibles en las Américas. Washington: OPAS; 2013. Disponible en: https://paho.org/hq/dmdocuments/2013/CuidadosInnovadores-v5.pdf
Homepages passíveis de atualização (incluir a data de acesso conforme exemplo)
Ministério da Saúde (BR). Painel Coronavírus. 28 ago 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br
Prefeitura Municipal de Alfenas (MG). Sistema Viver/E-SUS. 02 fev 2021. Disponível em: https://www.alfenas-mg.vivver.com/login
Publicações INCA
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A situação do câncer de mama no Brasil: síntese de dados dos sistemas de informação. Rio de Janeiro; 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/a_situacao_ca_mama_brasil_2019.pdf
Publicações IBGE
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades: Apucarama (PR). 31 jan 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/apucarana/panorama
Ministério da Economia (BR). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa nacional de saúde: 2019: Atenção primária à saúde e informações antropométricas. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101758.pdf
Leitura de prova
A leitura de prova ocorre após a diagramação e a edição de layout do artigo aceito para publicação. Os autores receberão uma versão pré-publicação do artigo para revisarem todos os itens incluindo as credenciais, erros tipográficos e de formatação. Nesse momento também deve ser realizada a inclusão do item Agradecimentos (se for o caso). Uma vez que os autores devolvem a leitura de prova com as correções ou com a aprovação desta versão, o editor de layout finaliza a edição e encaminha o manuscrito para publicação. Nessa etapa NÃO são aceitas inclusões de conteúdo ou grandes alterações no texto, assim como a adição de autores. Caso os autores não respondam a leitura de prova no tempo estipulado, o editor de layout finaliza a edição e encaminha o manuscrito para publicação. Após a finalização da edição não são aceitas novas solicitações de alterações no texto publicado.
Digital Object Identifier (DOI)
A atribuição de DOI é condicionada a disponibilidade do mesmo pela Universidade, havendo mais demora no início dos anos, pelos processos de licitação. Ás vezes, é necessários aguardar alguns dias para que o código esteja acessível e possa ser incluso em seu Lattes.
AUTHOR GUIDELINES - English version
Updated August 2020
Submission of reviews and closed experience reports from 7/31/2020 and COVID-19 10/30/2020
JONAH does not charge fees / charges for authors, nor for submitting articles or for processing and publishing articles.
REMINDER!!!! Dear authors, we inform you that there is a need to check all the items available on this page, with regard to the standardization of articles submitted in the journal's rules. We request that they be carefully checked, as their inadequacy makes it impossible to send the article early for evaluation by referees.
GENERAL INFORMATION
- JONAH follows the Code of Conduct of Best Practices Guidelines for Journal Editors of the Committeeon Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/), as well as the guidelines of the International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), http: //www.icmje.org and Singapore Declaration on Integrity in Research https://wcrif.org/guidance/singapore-statement.
- Articles for publication must be sent exclusively to the Journal of Nursing and Health (JONAH), and simultaneous submission to another journal is not allowed, either in full or in part and also that the manuscripts are original and unpublished;
- The forwarding of the manuscript, attachments and the completion of all data are the sole responsibility of the authors who are submitting the manuscript;
- Authors are also solely responsible for the writing, opinions and concepts issued in the manuscripts, as well as the accuracy and provenance of citations, not necessarily reflecting the position / opinion of the Board of Directors and the Editorial Board of JONAH.
- The journal does not assume responsibility for grammatical mistakes, and therefore gives itself the right to request revision of Portuguese from the authors;
- The submission of manuscripts is carried out only in the online system at http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/index
- All authors must be registered on the JONAH page and no fee will be charged for the submission of articles, and once the article is submitted, the authorship cannot be modified.
- When submitting, the manuscript must be sent in one language (Portuguese (BR), English, or Spanish), and the title and abstract must be presented in the three languages;
- At the time of submission, the author must attach in the system the appropriate documents listed below (the documents must be digitalized in PDF, except the manuscript document which is in WORD):
- Copy of the approval of the Research Ethics Committee, if the research involved human beings;
- Copyright Statement Form, completed and signed by all authors;
- Submission of an article whose author has no higher education is NOT accepted.
- File of the manuscript in word (.DOC / .DOCX);
- Conflict of Interest Statement (if any).
Conflicts of interest can arise when authors, reviewers or editors have interests that are not completely apparent, but that can influence their judgments about what is published. The conflict of interest can be personal, commercial, political, academic or financial. When authors submit a manuscript, be it an article or letter, they are responsible for recognizing and revealing conflicts that may influence their work. Financial or other relationships that may lead to conflicts of interest must be reported.
MANUSCRIPT JUDGMENT PROCESS
- The magazine has an electronic system for managing the publication process. The manuscripts are forwarded, via online, by the authors, who receive a numerical identification protocol. Subsequently, all manuscripts are previously considered by the Editor with regard to the FITNESS to the FORMATING and STRUCTURE rules of the Journal of Nursing and Health (JONAH).
- The double blind peer review system is used, in a confidential manner, omitting the names of the consultants and authors. Thus, when they are preliminarily considered adequate by the Editor, the manuscripts are sent to two ad hoc consultants of recognized competence in the subject addressed, with evaluators external to the journal's institution, as well as to the country. If there is disagreement between these, the article is sent for a third evaluation. In the case of identification of a conflict of interest by the consultants, the manuscript is forwarded to another consultant.
- The deadline for returning opinions is a maximum of fifteen (15) days from the acceptance of the appraisal by the appraisers. Otherwise, it is sent to other consultants. In case of non-acceptance, two members of the Editorial Board will evaluate the article.
- Manuscripts that do NOT meet the standards, due to incompleteness or inadequacy, are briefly returned, with a careful reading of the standards being requested. The author has five (5) days to make the adjustments. If the request is not met, the manuscript is filed and, if interested in publishing it, it must be submitted again, initiating a new peer-review process.
- Articles that meet the journal's standards are evaluated by the consultants with regard to merit, originality, the relevance of their content, academic quality, the convenience of publication and the relevance for Nursing and related areas.
- Manuscripts will therefore be accepted, reformulated or rejected. In either case, the author is communicated. The rejected manuscripts may be resent, with a new submission, initiating another process of peer review. The evaluators' opinions are made available online to the author responsible for the submission. If reformulations are requested in the manuscript, the author responsible for the submission has ten (10) days to respond to such requests. Otherwise, the article is archived after sending a communication to all authors, as we understand that there is no interest in meeting the request for adjustments, according to the evaluations carried out. However, if there is still interest in publishing it, the article must be submitted again, initiating a new peer-review process.
PUBLICATION
The articles will be published in an online version with open access in the language that was sent for submission. The average time between submission and publication of the article has been six months, due to the time extension of the deadlines that the ad hoc evaluators request. In an editorial flow in which the article is duly submitted to the standards and the evaluators respond within the deadline, 15 days are considered in the checklist evaluation, 45 days in the peer review process, 15 days of corrections by the authors, 15 days of review of languages, diagramming and layout and publication. The article by authors from Pelotas and the State of Rio Grande do Sul after acceptance may take time to be published due to the endogeny criteria, respectively, local and regional, with a maximum space for each endogeny of 30% in the composition of the issue.
CLINICAL TRIAL RECORDS
The Journal of Nursing and Health supports policies for the registration of clinical trials by the World Health Organization (WHO) and the International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE), recognizing the importance of these initiatives for the registration and international dissemination of information about clinical studies, in open access. Therefore, only articles of clinical research that have received an identification number in one of the Clinical Trials records will be accepted for publication, validated by the criteria established by WHO and ICMJE, whose addresses are available at the URL: http: // www. icmje.org/. The Universal Trial Number (UTIN) identification number must be registered at the end of the summary. International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP): http://apps.who.int/trialsearch/
ARTICLES CATEGORIES
The presentation of manuscripts must obey the formatting rule defined by the following rules, differing only by the permitted number of pages in each of the categories.
- Original articles: it is a scientific contribution aimed at disseminating results of original research that has not been published or submitted in other media. Maximum limit of 25 pages (not counting the list of references).
- Systematic or integrative reviews: it constitutes an expanded and systematic critical evaluation of the literature on a given subject of relevance to nursing and / or health, and must contain the procedures adopted, clarifying the delimitation and limits of the theme, ending with the author's conclusions . Other types of review (eg, literature, narrative, etc.) will not be accepted. Maximum limit of 30 pages and ALL references must be cited in the final list, including those in the tables.
-> Articles from different categories of research and review will ONLY be accepted for submission after communication by the authors with the editorial team: adrizeporto@gmail.com, who will evaluate the manuscript prior to submission, whether or not approving it for submission. Submissions of these different categories of articles without prior acceptance / communication will be rejected.
Editorials of authors with a doctoral degree may be sent to the editorial team for evaluation.
- Editorials: the editorials are written or commissioned by the editors, addressing contemporary nursing themes, from related areas or on the themes covered in the respective volume. The author should highlight the contributions of the article mentioned and comment on similar aspects that may have already been published by our journal in previous articles, when pertinent. Maximum limit of 02 pages.
PREPARATION OF MANUSCRIPTS
The presentation of the manuscripts must obey the formatting rule defined in these rules, differing only in the permitted number of pages in each of the categories.
TEXT PRESENTATION GUIDE
The texts of the articles must follow the guides of the EQUATOR Network (Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research) and by the Pan American Health Organization (PAHO), according to the type of study:
Randomized clinical trial - CONSORT http://www.consort-statement.org/
Observational studies in epidemiology - STROBE http://strobe-statement.org/
Qualitative studies - COREQ (checklist) http://intqhc.oxfordjournals.org/content/19/6/349 https://acta-ape.org/wp-content/uploads/articles_xml/1982-0194-ape-34-eAPE02631/1982-0194-ape-34-eAPE02631.pdf or SRQR http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/srqr/
Systematic reviews and meta-analyzes - PRISMA https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71 or MOOSE http://www.consort-statement.org/mod_product/uploads/MOOSE Statement 2000.pdf
Diagnostic accuracy studies - STARD http://www.stard-statement.org/website stard / or TRIPOD http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/tripod-statement/
CARE case reports http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/care/
Quality improvement studies - SQUIRE http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/squire/
Study protocols - SPIRIT http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/spirit-2013-statement-defining-standard-protocol-items-for-clinical-trials/
Pre-clinical studies in animals - ARRIVE http://www.equator-network.org/reporting-guidelines/improving-bioscience-research-reporting-the-arrive-guidelines-for-reporting-animal-research/
Economic evaluation of health - CHEERS https://www.bmj.com/content/346/bmj.f1049
-> Failure to use the guides may be grounds for refusing the article.
• ESSAY
Manuscripts must be written in an objective manner, maintaining appropriate language for the study and emphasizing the appropriate scientific terminology. It is recommended that the author (s) seek professional linguistic advice (proofreaders and / or certified translators in Portuguese, English and Spanish) before submitting the manuscripts. The editorial revisions are made together with the corrections of the article after the peer review.
• AUTHORSHIP
The concept of authorship is supported by the substantial contribution of each one of the people listed as authors, with regard, above all, to the design and planning of the research project, analysis and interpretation of data, writing and critical review, as recommended by the International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
• FORMATTING
Manuscripts must be submitted in an MS Word text editor (.doc / .docx).
Formatting specifications:
a) The names of the authors, title, institution to which they belong and their function must NOT appear in the article document, only in the SUBMISSION METADATA. ATTENTION: ORCID IDENTITY IS MANDATORY. For those who do not have a registration, do this link:
https://orcid.org/ For those who have a registration, see here: https://orcid.org/orcid-search/quick-search/?searchQuery=
When inserting the link corresponding to the authors 'ORCID ID in the metadata, pay attention to the exclusion of the' s 'from http's'. In the metadata, in the authors' biography, it must include: ACADEMIC TRAINING. GREATER TITRATION COMPLETED. AFFILIATION INSTITUTION.
b) A4 (21 cm x 29.7 cm), with lateral, upper and lower margins of 2.5 cm each;
c) Trebuchet MS font, size 12;
d) The number of pages must comply with the category of the article, counting from the first page (titles, abstracts in all languages and descriptors).
e) On the first page, they should contain the titles, abstracts and descriptors, all in the three languages - Portuguese, English and Spanish - single spacing (0 pt);
f) The body of the text must be just below the abstracts, following the guidelines: justified, space between lines 1.5 (0 pt) in the entire text and references. The title of the sections must be capitalized and bold: INTRODUCTION, METHOD (MATERIALS AND METHODS for revisions), RESULTS; DISCUSSION (quantitative or qualitative) or RESULTS and DISCUSSION (qualitative), FINAL CONSIDERATIONS or CONCLUSIONS. Subtitles should be in bold and only capitalize the first letter. The indentation of the first line of each paragraph must be 1.25 cm.
g) If the work that originated the manuscript has financial assistance, the name of the funding agency must be indicated (in a footnote to the title), however the article must NOT contain direct information about the research from which it originated. Thus, if it is prepared based on a thesis, dissertation or monograph, data such as title, year and institution in which it was presented should only be included if the article is accepted in the publication version. However, the supervisor's name must be included as the author;
h) References (Vancouver style), which should be updated (in the last five (05) years - 2017 to 2021) around 70% and for periodicals around 70%. Do not use event records and website information. The limit of references is a maximum of 30, except for review articles (there is no limit).
i) The use of endnotes in the body of the article text will not be allowed.
• STRUCTURE
First page
To present:
a) Category of the article in the upper right corner in capital letters;
b) On the first page it should contain all titles in bold, centralized, only the first letter in capital letters, except proper names and with a maximum of 15 words in all languages (Portuguese, English and Spanish). SIGLAS / Abbreviations may not be used either in titles or in abstracts. After the titles, the abstracts must be included in the three languages (abstract, abstract, resumen), each one, with a maximum limit of 150 words. After each abstract, in a new line, include the descriptors. ALL elements on the first page (titles, abstracts and descriptors) must be single-spaced. Titles, abstracts and descriptors in English and Spanish must be placed in italics.
c) The abstract must contain: Objective: start with the verb in the infinitive. Method: type of study, population, sample, sample selection criteria, data collection period, data collection instrument, procedures for data collection and analysis. Results (do not include the word discussion): the main results discussed with the literature and the authors' impressions. Conclusions: respond to the objective. Remember: After the colon (:) of each section, start with a lowercase letter.
d) Descriptors: indicate from three (3) to five (5) terms that identify the theme, limited to the descriptors recommended in the Health Sciences Descriptors [DeCS], on the page http://decs.bvs.br/, followed by a colon (:). Descriptors must be presented only with their first letter in uppercase and will be separated by semicolons (;).
Do not use the terms: Keywords, Keywords and Palabras clave. USE: Descriptors, Descriptors and Descriptors, respectively.
Text
It should come just below the end of the abstracts.
The texts of original manuscripts, clinical case studies, systematic and integrative literature reviews must present: INTRODUCTION; METHOD (MATERIALS AND METHODS for revisions); RESULTS; DISCUSSION (in quantitative research the results and discussion must be separated; in qualitative research they can be together or separated); FINAL CONSIDERATIONS (qualitative / reflection / experience report) / CONCLUSIONS (quantitative); ACKNOWLEDGMENTS (optional); REFERENCES (Vancouver Style).
(1) INTRODUCTION: It must be brief, clearly define the problem studied, highlighting its importance and knowledge gaps, including strictly pertinent references.
(2) METHOD: The Original Articles and Clinical Case Reports should describe the type of study, the population, the sample, the sample selection criteria, the data collection instrument, the procedures for collecting and analyzing the data. They must necessarily explain the fulfillment of the research principles involving human beings or animals, as well as refer to approval by the ethics committee, with the respective PROTOCOL NUMBER. For Brazilian authors, Resolutions 196/96 (for research that was carried out before the publication of the 2012 resolution) or 466/12 (for research that was carried out after the publication of the 2012 resolution) of the National Health Council must be considered . For foreign authors, consider the Declaration of Helsinki, available at http://www.wma.net The Systematic and Integrative Reviews should describe the type of study, the procedures adopted for the review, such as the search strategies, selection and evaluation of the articles, clarifying the delimitation and limits of the theme. Attending to the detailed description of the method, the PRISMA, MOOSE checklists bring the necessary items.
(3) RESULTS: They should be limited to only describing the results found, without including interpretations or comparisons. The text should complement, not repeat, what is described in tables and figures. Tables, figures and charts are limited to five (5) in total. In qualitative research, it is accepted that the discussion is associated with the results. a) Tables - should be created for direct reproduction by the layout editor, in black and white, with simple spacing between lines, inserted in the text, numbered consecutively in Arabic numerals in the order in which they were cited, inserted as soon as cited, and not at the end of the article. The title should be brief, with a maximum of two lines, including only essential data, such as location and year, inserted above the table, in Trebuchet MS font, size 12, with only the first capital letter, and without a period. The explanatory notes should be placed below the tables, with a maximum size of three lines, containing information about the source of the data and explaining all the non-standard abbreviations used. If data from another source is used, published or not, obtain permission and indicate the source in full. Use a short or abbreviated title in each column of the table. àThe table must NOT exceed one page. DO NOT use horizontal or vertical internal lines or side rails. Only titles and subtitles can be in bold. b) Figures - flowcharts, photographs, drawings, graphs are called Figures and Tables also as Tables, which must be prepared for reproduction by the layout editor, according to the format of the Journal of Nursing and Health, inserted in the text, numbered consecutively in Arabic numerals in the order in which they were cited in the text, with the first letter of the caption in uppercase, described at the bottom and without emphasis, with a maximum size of three lines. The figures must have a maximum of 500 KB and be made in Word or Excel or converted to a BMP type figure, paying attention to the quality of the image resolution at least 300dpi. The size of the figure must not exceed one page in portrait format, nor exceed the lateral margins. If figures from another source are used, published or not, obtain permission and indicate the source in full. In the case of graphs, the vertical (y) axis must be formatted in 100 or 100%. àThe frames can be inserted into the frame. Note: The tables and figures accepted in the manuscript must not exceed together a maximum of five (5). c) Citations - use a numerical system to identify the works cited. Represent them in the text with the corresponding superscript numbers, leaving no space between the word and the citation number. Indicate the number after the semicolon, for example: [...] nursing care.¹ [...] in nursing, ¹ communication is essential. Do not mention the name of the authors, excluding expressions such as: "According ..., According to ...". When dealing with sequential quotation, separate the numbers with a hyphen, when interspersed they must be separated by a comma (Ex .: ... nursing care.1-5,9 In case of transcription of words, phrases or paragraph with the author's words (direct quotation), quotation marks must be used in the sequence of the text. It is recommended to use this resource carefully. We recommend the use of indirect citations, preferably.
d) Testimonials - are phrases or paragraphs spoken by the research participants. Do not use quotation marks and follow the following structure: indentation of the testimony text 1.5 cm from the left margin, font size 12, in italics, 1.5 cm spacing, with its identification in parentheses coded and without italics at the author's discretion and previously insert a period, p. ex. [...] nursing. (P1) Deletions must be indicated by the use of the ellipsis between square brackets "[...]" and the authors' interventions to what was said by the study participants must be presented in parentheses (), both without italics. As for the Systematic and Integrative Reviews, the results must contain a comparative analysis of the works in the area, in which the methodological limits and scope are discussed, allowing to indicate prospects for further studies in that line of research and must contain conclusions. Also, in the review articles, the references found should be cited during the results and also in the final list.
(4) DISCUSSION: Emphasizes the new and important aspects of the study. It should contain a comparison of the results with the literature, the limitations of the research and the interpretation of the authors, exploring the implications of the findings for future research and for clinical practice. In qualitative research, it is accepted that the discussion is associated with the results.
(5) FINAL CONSIDERATIONS or CONCLUSIONS (use the first for qualitative research and the second for quantitative research): It must be related to the objectives of the work, avoiding assertions not supported by the findings. Include recommendations, where relevant. ATTENTION: Do not use references in the final considerations / conclusions. (6) Acknowledgments: Acknowledgments: should be brief and objective, only to people or institutions that have contributed significantly to the study and that are related to the main author or the research project. The request for the inclusion of acknowledgments must be made after an acceptance opinion or in the proof reading. It should not be included in the submission document. Requests for inclusion of thanks will not be accepted after approval of the layout by the responsible author. According to Ordinance 206 of September 4, 2018, reference to the support received is mandatory: "This work was carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) - Financing Code 001". (7) References: It is important to thoroughly review the information on the references. In relation to the similarity with other texts available online, there is software (anti-plagiarism) in a free version, and its use in the manuscript before submission is desirable. Consult software at: http://www.workshop.sibi.usp.br/relatorios/Lista_softwares_prevencao_plagio.pdf This journal adopts the Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, published by the International Committee of Medical Journal Editors - Vancouver Style, available at: http://www.icmje.org/ or http: //www.bu.ufsc .br / ccsm / vancouver.html (version translated into Portuguese). The maximum number of references accepted in the manuscript will be 30, except for reviews, which have no limit on the number of references. References must be numbered and standardized according to the Vancouver Style. In the list of references, they must be numbered consecutively, according to the order that is mentioned for the first time in the text. The author (s) reference is made by the surname, with the initial letter in capital letters, after a space, the abbreviated name (s) and without period. The final point goes after the last author, to separate from the reference title. When the document has from one (01) to six (06) authors, cite all authors, separated by commas. When there are more than six (06) authors, mention all six (06) first authors, followed by the Latin expression et al. - Maximum 30 Vancouver-style references, which should be updated - in the last five (05) years - 2017 to 2021 around 70% and, from periodicals around 70%. - It is suggested to include at least one international reference, due to the internationalization of publications. - Include the links (website address / URL) of those references available online / on the internet. - Before submitting, check if the links correspond to the title of the article / authors, as well as the corresponding title / link language and if the link is active. After this check, update the link access date in the reference description. - There is a preference for the description of the reference in English, when the publication has this version, in view of the internationalization of access to publications.
DO NOT USE ANALS AND SITES AS A REFERENCE. We preferably recommend scientific articles from journals. However, dissertations and theses, books, technical manuals and laws / decrees / resolutions / ordinances are accepted.
Abbreviations for journal titles in Portuguese see the website: http://ccn.ibict.br/busca.jsf. Follow the steps outlined:
Ex .: Search Brazilian Journal of Maternal and Child Health
STEP 1
In title: AND Brazilian magazine AND maternal AND health - EXECUTE SEARCH
STEP 2
View query
STEP 3
Select the item of interest> VIEW
STEP 4
Copy as is the abbreviation.
In other languages, search for the journal's abbreviation in NLM Catalog Abbreviations:
STEP 1:
Enter the NLM Catalog website through the link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals
STEP 2:
Ex .: Revista Latino Americana de Enfermagem insert the name or ISSN of the journal in the form - click on SEARCH
STEP 3
At that time, the journal and its details can be accessed automatically and NLM Title Abbreviation should be searched for:
NOTE: If the journal name is not entered correctly or incompletely, other items may appear referring to what was entered in the form. When this occurs, look carefully at the list for the name of the desired journal and click on it.
STEP 4:
Copy the abbreviation, as shown
OBS .: The abbreviations of the journals must first be searched in the IBICT and NML Catalog. Only when not found on these sites, access the Virtual Health Library: http://portal.revistas.bvs.br/
ATTENTION: months must be abbreviated in lower case, following the Portuguese rule for month abbreviations: Jan, Feb, Mar, Apr, May, Jun, Jul, Aug, Sep, Oct, Nov, Dec. In English: Jan, Feb, Mar, Apr, May, June, July, Aug, Sept, Oct, Nov, Dec.
REFERENCE EXAMPLES (publications from N1 of 2022):
Article - with up to Six Authors and active DOI
Franca JRFS, Costa FSG, Lopes MEL, Nóbrega MML, França ISX. The importance of communication in pediatric oncology palliative care: focus on Humanistic Nursing Theory. Rev. latinoam. sick (Online). 2013;21(3):780-6. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300018
Article – with up to six authors without active DOI
Alvarenga CF, Lima KMN, Mollica LR, Azeredo LO, Carvalho C. Use of medicinal plants for the treatment of diabetes mellitus in Vale do Paraíba-SP. Rev ciên health Online. 2017;2(2):36-44. Available at: https://www.revistaeletronicafunvic.org/index.php/c14ffd10/article/view/84/73
Silva PL, Rezende MP, Ferreira LA, Dias FA, Helmo FR, Silveira FCO. Foot care: the knowledge of individuals with diabetes mellitus enrolled in the family health program. Sick globe 2015;14(37):38-51. Available at: https://scielo.isciii.es/pdf/eg/v14n37/pt_clinica3.pdf
Article – authorship with more than six authors with active DOI
Kaut NNN, Rabelo ACS, Araujo GR, Taylor JG, Silva ME, Pedros ML, et al. Baccharis trimera (Carqueja) improves metabolic and redox status in an experimental model of type 1 diabetes. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2018:1-12. DOI: https://doi.org/10.1155/2018/653263
Note: include the DOI link whenever it is active. When there is no active DOI, include the full document access link.
Article published in Spanish (when there is no DOI, include the link to access the document in full):
Irigibel-Uriz X. Critical review of an interpretation of Virginia Henderson's thinking: an epistemological approach to the book by Luis, Fernández and Navarro. Index sick 2007;16(57):55-9. Available at: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1132-12962007000200012
Article without access link
Leopardi MT, Capella BB, Rodrigues E, Faraco MM, Schimitz LM, Souza LA, et al. Construction and implementation of a computerized model of nursing work for the quality of care. Text & Context Nurse. 2002 Jan/Apr;11(1):274-8.
Article in Press
Villa TCS, Ruffino-Netto A. Questionnaire to evaluate the performance of primary care services in tuberculosis control in Brazil. J Bras Pneumol. In press 2009.
Article deposited in a pre-print repository (when it is a pre-print, it is necessary to inform the access date)
Yuzhen Z, Jiang B, Yuan J, Tao Y. The impact of social distancing and epicenter lockdown on the COVID-19 epidemic in mainland China: a data-driven SEIQR model study. Medrxiv. Preprint 2020[cited 2020 Apr 20]; DOI: 10.1101/2020.03.04.20031187. Available from: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.03.04.20031187v1.full.pdf
Note: if the publication is in English, use the structure above. In Portuguese, use “access at” to indicate the date of access and “available at:” for the link to access the document in full.
Article volume with supplement
Cartaxo-Furtado NADEOC, Sampaio TO, Xavier MA, Medeiros ADDE, Pereira JV. Phytochemical profile and determination of the antimicrobial activity of Syzygium cumini (L.) Skeels (Myrtaceae) against oral microorganisms. Rev. bras. medium plants 2015;17(4Suppl3):1091-6. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-084X/14_153
Article in special issue
Peres MAA, Aperibense PGGS, Dios-Aguado MM, Gómez-Cantarino S, Queirós PJP. The Florence Nightingale's nursing theoretical model: a transmission of knowledge. Rev. Gauch. sick 2021;42(nesp):e20200228. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200228
Book
Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.
Note: when the book is available online, inform the access link.
Online book only with organizer
Barros, ALNL (org). Nanda-I nursing diagnoses: definitions and classification 2018-2020. 11th ed. Porto Alegre: Artmed; 2018. Available at: http://www.nascecme.com.br/2014/wp-content/uploads/2018/08/NANDA-I-2018_2020.pdf
Book chapter
Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW (org). The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.
Thesis or dissertation (inform the access link to the full document published in the repository)
Schiaveto FV. Assessment of the risk of falls in the elderly in the community [dissertation]. Ribeirão Preto (SP): University of São Paulo; 2008. Available at: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-19122008-153736/publico/FabioVeigaSchiaveto.pdf
Batista, MMG. Attitudes and knowledge of nurses in the prevention of pressure ulcers. [dissertation]. Lisbon (PT): Portuguese Catholic University; 2012. Available at: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/10555/1/DissertaþÒo%20de%20Mestrado%20FVT%20-%20Margarida%20Batista.pdf
Documents published in the Official Gazette (Diário Oficial da União - DOU)
ATTENTION: references of ordinances, resolutions, laws, must be placed with data from the Official Gazette of the Union. To obtain information, follow the steps: SITE JUS BRASIL (since 1900): http://www.jusbrasil.com.br/diarios Put the desired ordinance/resolution/law in the search box and click on “search”. >>>> To filter the search: select “date” and in “Diaries”, select only DOU. If the ordinance is from a State, you must see the specific diary of the State. Search the list for the year of publication to make it easier to find the publication. After localization, see the section and start page and check the end page of the referenced content.
Brazil. Ordinance No. 2436, of September 21, 2017. Approves the National Primary Care Policy, establishing the review of guidelines for the organization of Primary Care, within the scope of the Unified Health System (SUS). Official Federal Gazette. September 22, 2017; Section 1:68-76. Available at: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/161636273/dou-secao-1-22-09-2017-pg-68
Brazil. Ordinance No. 971, of May 3, 2006. Approves the National Policy on Integrative and Complementary Practices (PNPIC) in the Unified Health System. Official Federal Gazette. May 4, 2006; Section 1:20-5. Available at: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/564335/pg-20-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-04-05-2006 Brazil. Decree No. 5,813 of June 22, 2006. Approves the national policy on medicinal plants and phytotherapics and makes other provisions. Federal Official Gazette. June 23, 2006; Section 1:2-4. Available at: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=23/06/2006
Other ordinances
Rio Grande do Sul (RS). Ordinance SES/RS 588/2017 of December 2017. Establishes the state list of medicinal plants of interest to the unified health system in Rio Grande do Sul and complementary lists. State Department of Health. December 22, 2017. Available at: https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/carga20171201/22110143-portaria-replame-rio-grande-do-sul.pdf
Brazilian Hospital Services Company (EBSERH). SEI Ordinance No. 16, of May 25, 2020. Establishes Thematic Working Group (GTT), Prevention of Transmission in the COVID-19 Pandemic, with the objective of technically subsidizing the Federal University Hospitals of the Ebserh Network in actions to prevent transmission in the COVID-19 pandemic. In: Service Bulletin No. 856 of July 9, 2020;7-9. Available at: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/acesso-a-informacao/boletim-de-servico/sede/2020/boletim_servico_856_09_07_2020_ok.pdf/view
MS Technical Manuals and Publications
Ministry of Health (BR). Department of Health Care. Department of Primary Care. Basic care notebooks No. 32: low-risk prenatal care. Brasilia; 2012. Available at: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf
Ministry of Health (BR). Department of Health Care. Department of Primary Care. Basic care notebooks n° 36: strategies for the care of people with chronic disease - diabetes mellitus. Brasília: 2014. Available at: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf
Ministry of Health (BR). Health Care Secretariat. Technical Nucleus of the National Humanization Policy. HumanizaSUS: base document for SUS managers and workers. 4th ed. Brasília: Ministry of Health; 2010. Available at: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf
Ministry of Health (BR). Thematic glossary: integrative and complementary health practices. Brasília: Ministry of Health; 2018. Available at: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/glossario_pics.pdf
Ministry of Health (BR). National Health Council. Resolution 466, of December 12, 2012: guidelines and regulatory norms for research involving human beings. Brasilia; 2012. Available at: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
Home page
World Health Organization (WHO). Global status report on noncommunicable diseases 2010. Geneva: World Health Organization. 2011. Available from: https://www.who.int/nmh/publications/ncd_report2010/en/
Pan American Health Organization (PAHO). Innovative care for chronic conditions: organization and provision of high quality care for chronic diseases in the communicable in the Americas. Washington: PAHO; 2013. Available at: https://paho.org/hq/dmdocuments/2013/CuidadosInnovadores-v5.pdf
Updateable homepages (include date of access as per example)
Ministry of Health (BR). Coronavirus Panel. Aug 28, 2020. Available at: https://covid.saude.gov.br Alfenas City Hall (MG). Viver System/E-SUS. 02 Feb 2021. Available at: https://www.alfenas-mg.vivver.com/login
INCA publications
José Alencar Gomes da Silva National Cancer Institute (INCA). The situation of breast cancer in Brazil: synthesis of data from information systems. Rio de Janeiro; 2019. Available at: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/a_situacao_ca_mama_brasil_2019.pdf
IBGE publications
Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). Cities: Apucarama (PR). January 31, 2022. Available at: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/apucarana/panoramaMinistry of Economy (BR). Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). National health survey: 2019: Primary health care and anthropometric information. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Available at: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101758.pdf
Proof reading
Proof reading occurs after the layout and editing of the article layout accepted for publication. Authors will receive a pre-publication version of the article to review all items including credentials, typographical and formatting errors. At this time, the inclusion of the Acknowledgments item (if applicable) should also be performed. Once the authors return the proof reading with the corrections or with the approval of this version, the layout editor finalizes the edition and forwards the manuscript for publication. At this stage, content inclusions or major changes to the text are not accepted, as well as the addition of authors. If the authors do not respond to the proof reading within the stipulated time, the layout editor finalizes the edition and forwards the manuscript for publication. After editing is finished, new requests for changes to the published text are not accepted.
Digital Object Identifier (DOI)
The assignment of DOI is subject to its availability by the University, with more delay in the beginning of the years, due to the bidding processes. Sometimes, it is necessary to wait a few days for the code to be accessible and to be included in your Lattes.