- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Submissão - Passo a Passo
- Ficha Catalográfica
Foco e Escopo
MISSÃO/OBJETIVO
Divulgar conhecimentos científicos resultados de pesquisas e de relatos de práticas profissionais com relevância para Área da Enfermagem e áreas afins.
MISSION/AIM
Disseminate scientific knowledge results of researches and reports of professional practices with relevance to Nursing Area and related areas.
POLÍTICA EDITORIAL
Escopo
É um periódico aberto, gratuito e com fluxo contínuo de publicação de um volume por ano com três números, e dedicado à divulgação arbitrada da produção científica na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Enfermagem. O JONAH prioritariamente recebe artigos originais destinados à divulgação de resultados de pesquisas, sendo ainda publicadas outras categorias de textos, como revisões sistemáticas ou integrativas, casos clínicos, relatos de experiência ou caso, artigos de atualização, editoriais.
Visão
Ser uma revista de alta qualidade, rigor e prestígio científico, acessível a todos e de divulgação considerável, com ampla representação no campo da saúde e enfermagem, bem como com sustentabilidade. Estimulando também novos autores, revisores, editores e leitores.
Os manuscritos devem ser destinados exclusivamente ao JONAH, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto quanto de figuras e tabelas, quer íntegra ou parcialmente, excetuando-se os resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões científicas e dissertações/teses.
O conteúdo do manuscrito (conceitos, juízos e opiniões), anexos e o preenchimento de todos os dados são de inteira responsabilidade de seus autores, eximindo o Editor por qualquer falta.
Os manuscritos submetidos à JONAH deverão atender também às instruções aos autores, bem como as diretrizes e guias internacionais para apresentação de resultados de pesquisa clínica para cada tipo de estudo, conforme recomendações da Rede Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research (EQUATOR) http://www.equator-network.org/ e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O JONAH segue o Code of Conduct of Best Practices Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) ou http://goo.gl/aWy7WX, bem como as orientações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), http://www.icmje.org e Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa https://wcrif.org/guidance/singapore-statement. Igualmente apoia a política de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Boas Práticas Clínicas e a Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013), além do atendimento às legislações de pesquisas realizadas no Brasil.
Artigos de pesquisas clínicas devem informar o número de identificação Universal Trial Number (UTIN) em um dos registros de Ensaios Clínicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo ICMJE.
As condições de uso e reutilização dos conteúdos são da Licença Creative Commons CC 4.0 BY-NC. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
EDITORIAL POLICY
Scope
It is an open, free journal with a continuous flow of publication of one volume per year with three issues, and dedicated to the arbitrary dissemination of scientific production in the area of Health Sciences, with an emphasis on Nursing. JONAH primarily receives original articles for the dissemination of research results, and other categories of texts are also published, such as systematic or integrative reviews, clinical cases, experience or case reports, update articles, editorials.
Eyesight
To be a journal of high quality, rigor and scientific prestige, accessible to all and of considerable dissemination, with wide representation in the field of health and nursing, as well as with sustainability. It also encourages new authors, reviewers, editors and readers.
The manuscripts must be sent exclusively to JONAH, and their simultaneous presentation to another journal, both of the text and of figures and tables, whether in whole or in part, is not allowed, except for the abstracts or preliminary reports published in the annals of scientific meetings and dissertations / theses.
The content of the manuscript (concepts, judgments and opinions), annexes and the filling in of all data are the sole responsibility of the authors, exempting the Editor for any fault.
Manuscripts submitted to JONAH must also comply with the instructions to authors, as well as international guidelines and guidelines for presenting clinical research results for each type of study, as recommended by the Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research Network (EQUATOR) http: //www.equator-network.org/ and by the Pan American Health Organization (PAHO).
JONAH follows the Code of Conduct of Best Practices Guidelines for Journal Editors of the Committeeon Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) or http://goo.gl/aWy7WX, as well as the guidelines of the International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), http://www.icmje.org and Singapore Declaration on Integrity in Research https://wcrif.org/guidance/singapore-statement. It also supports the World Health Organization (WHO) and Good Clinical Practice policy and the Helsinki Declaration (1964, reformulated in 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 and 2013), in addition to complying with legislation research conducted in Brazil.
Clinical research articles must provide the Universal Trial Number (NICU) identification number in one of the Clinical Trial records established by the World Health Organization and the ICMJE.
The conditions of use and reuse of the contents are of the Creative Commons License CC 4.0 BY-NC. This license allows others to remix, adapt and create from their work for non-commercial purposes, and although new works must be given due credit and cannot be used for commercial purposes, users do not have to license these derivative works. under the same terms.
Ética na Publicação e Declaração de negligência na Publicação
A ética na publicação e declaração de negligência de publicação são baseadas principalmente no Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Revistas (Comitê de Ética em Publicações - CoPE).
Responsabilidades dos editores
Decisões de publicação
O editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista serão publicados. O editor avaliará os manuscritos sem considerar a raça dos autores, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política. A decisão será baseada na importância, originalidade e clareza do artigo, e a validade do estudo e sua relevância para o escopo. Os requisitos legais atuais relativos à difamação, violação de direitos autorais e plágio devem também ser considerado.
Confidencialidade
O editor e qualquer equipe editorial não deve divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito enviado a qualquer pessoa que não seja o autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
Divulgação e conflitos de interesse
Os materiais não publicados divulgados em um artigo enviado não serão utilizados pelo editor ou pelos membros do conselho editorial para fins de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito do autor.
Responsabilidades dos revisores
Contribuição para decisões editoriais
O processo de revisão por pares auxilia o editor e o conselho editorial na tomada de decisões editoriais e também pode servir ao autor para melhorar o artigo.
Prontidão
Qualquer árbitro selecionado que não se qualifique para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou que conhece que sua revisão imediata será impossível deve notificar o editor e retirar-se do processo de revisão.
Confidencialidade
Quaisquer manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser divulgados ou discutidos com outras pessoas, exceto conforme autorizado pelo editor.
Padrões de objetividade
As revisões devem ser conduzidas objetivamente. Críticas pessoais ao autor são inadequadas. Árbitros devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
Reconhecimento de fontes
Os revisores devem identificar os casos em que há trabalho publicado relevante mencionado no artigo e que não foi citado na seção de referência. Eles devem apontar as observações ou argumentos derivados de outras publicações acompanhados pela respectiva fonte. Os revisores notificarão o editor de qualquer similaridade ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual tenham conhecimento pessoal.
Divulgação e conflito de interesses
Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não usadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultante de relações ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições associadas ao trabalho, bem como colaboram com um autor, atualmente ou recentemente, publicaram com um autor nos últimos cinco anos, possuíam bolsas com um autor, atualmente ou recentemente, possui relacionamento financeiro com a empresa que financiou a pesquisa, possui relacionamento pessoal com um autor que não lhes permite avaliar objetivamente o manuscrito.
Responsabilidades dos autores
Padrões de relatórios
Os autores dos relatórios originais de pesquisa devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar os trabalhos. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
Acesso e retenção de dados
Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seu estudo, juntamente com o artigo para editorial revisar e deve estar preparado para disponibilizar publicamente os dados, se possível. Em qualquer evento, os autores devem garantir a acessibilidade desses dados a outros profissionais competentes por pelo menos 10 anos após a publicação (de preferência através de um repositório de dados institucional ou com base em assuntos ou outros dados centro), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e os direitos legais relativos aos proprietários dos dados não impeçam sua liberação.
Originalidade, plágio e reconhecimento de fontes
Os autores enviarão apenas trabalhos inteiramente originais e citarão adequadamente o trabalho e/ou palavras de outros. Publicações que influenciaram na determinação da natureza das informações relatadas trabalho também deve ser citado. A JONAH segue a Lei de direito autoral n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. O software antiplágio para verificar originalidade e prevenir plágio é utilizado nos manuscritos antes do aceite para publicação. Quando detectada à similaridade de trechos do manuscrito com outros textos na internet a equipe da JONAH irá solicitar ao autor que o mesmo reescreva e cite a fonte original. Caso a semelhança do manuscrito com outros textos online seja extensa, o manuscrito será recusado e os autores e suas instituições informadas.
Publicação múltipla, redundante ou simultânea
Os manuscritos que foram publicados como material protegido por direitos autorais em outros lugares não podem ser enviados. Os autores não devem submeter o mesmo artigo, no mesmo ou em diferentes idiomas simultaneamente, a mais de um periódico. Tal prática coloca em desacordo dois ou mais periódicos ao reivindicarem o direito de publicar o artigo submetido simultaneamente a mais de um periódico e a possibilidade de que dois ou mais periódicos tenham que realizar o trabalho de revisão por pares desnecessariamente, bem como editar e publicar o mesmo manuscrito. Submeter o mesmo trabalho a mais de uma revista constitui publicação comportamento antiético e é inaceitável.
Considera-se duplicada a publicação de um manuscrito cujo conteúdo se sobrepõe a outro já publicado sem referência clara e visível à publicação anterior. Os leitores de periódicos merecem confiar que estão lendo conteúdo original, a menos que haja uma declaração explícita de que o autor e o editor tenham intencionalmente republicado um manuscrito (históricos ou documentos de referência, por exemplo). Além dos autores assinarem atestando a originalidade do trabalho na cessão de direitos autorais à revista, as leis internacionais de direitos autorais, conduta ética coíbem tal prática. Casos nos quais o manuscrito contenha dados semelhantes em uma publicação de carta ao editor, um resumo ou pôster, apresentado em um congresso científico, teses ou dissertações, artigo pré-print, os autores devem informar à revista sobre tais condições no processo de submissão. Os autores que tentam publicação duplicada sem notificarem o fato devem, no mínimo, esperar rejeição imediata do manuscrito submetido. Se o editor tiver ciência das violações e o artigo já tiver sido publicado, o manuscrito pode ser retratado, com explicação ou aprovação do autor ou sem estas e o editor optar por notificar a instituição dos autores, conforme orientações do Comitê de Ética em Publicação - Cope.
Autoria do trabalho
A autoria deve ser limitada àqueles que deram uma contribuição significativa à concepção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram significativos as contribuições devem ser listadas como coautores. O autor correspondente garante que todos os coautores contribuintes e nenhuma pessoa não envolvida sejam incluídos na lista de autores. O autor correspondente também verificará se todos os coautores têm aprovou a versão final do trabalho e concordou com sua submissão para publicação, conforme recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
Divulgação e conflitos de interesse
Todos os autores devem incluir uma declaração divulgando quaisquer conflitos financeiros ou outros interesse que possa ser interpretado para influenciar os resultados ou a interpretação de seus manuscritos. Todas fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas, descrição do papel do financiador no desenho do estudo; coleta, análise e interpretação de dados; redação do artigo; e/ou decisão de enviar para publicação, participação no conselho editorial da revista para a qual estão enviando o artigo, se fazem ou fizeram parte de um comitê de uma organização que pode se beneficiar da publicação do artigo.
Erros fundamentais em trabalhos publicados
Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é a obrigação do autor de notificar imediatamente o editor ou editor do periódico e de cooperar com o editor para recolher ou corrigir o artigo na forma de uma errata. Erratas são correções de um ou mais erros identificados pelos autores em um artigo já publicado. A função da errata é simplesmente melhorar o entendimento do leitor sobre o artigo em questão. A errata se inicia com uma comunicação ao editor-chefe da JONAH, informando o erro localizado em um artigo já publicado, no prazo máximo de 30 dias. Para tanto, pede-se leitura e revisão atenta na leitura de provas para evitar-se a necessidade de errata.
No artigo <título do artigo> publicado no <vol>(<num>), na página <página do erro>
onde se lia:
“<texto que se deseja modificar>”
leia-se:
“<texto corrigido>”
As erratas são publicadas também no final dos respetivos artigos, conforme orientação das bases de dados internacionais, preservando o registro original do manuscrito e informando sobre eventuais correções. "Este artigo possui uma errata publicada em:xxx". Erros suficientemente graves para invalidar os resultados e as conclusões de um manuscrito podem tornar necessária sua retratação.
Publication Ethics and Publication Negligence Statement
Ethics in publication and publication negligence declaration are based mainly on the Code of Conduct and Guidelines for Good Practices for Magazine Editors (Publications Ethics Committee - CoPE).
Responsibilities of publishers
Publishing decisions
The editor is responsible for deciding which articles submitted to the journal will be published. The editor will evaluate the manuscripts without considering the authors' race, gender, sexual orientation, religious belief, ethnic origin, citizenship or political philosophy. The decision will be based on the importance, originality and clarity of the article, and the validity of the study and its relevance to the scope. Current legal requirements regarding defamation, copyright infringement and plagiarism must also be considered.
Confidentiality
The editor and any editorial staff should not disclose any information about a manuscript sent to anyone other than the corresponding author, reviewers, potential reviewers, other editorial consultants and the editor, as appropriate.
Disclosure and conflicts of interest
Unpublished materials published in a submitted article will not be used by the editor or members of the editorial board for research purposes without the explicit written consent of the author.
Reviewers' responsibilities
Contribution to editorial decisions
The peer review process assists the editor and the editorial board in making editorial decisions and can also serve the author to improve the article.
Readiness
Any arbitrator selected who does not qualify to review the research reported in a manuscript or who knows that its immediate review will be impossible must notify the editor and withdraw from the review process.
Confidentiality
Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. They must not be disclosed or discussed with others, except as authorized by the editor.
Standards of objectivity
Reviews must be conducted objectively. Personal criticisms of the author are inappropriate. Referees must express their opinions clearly with supporting arguments.
Recognition of sources
The reviewers must identify the cases in which there is relevant published work mentioned in the article and which was not mentioned in the reference section. They must point out the observations or arguments derived from other publications accompanied by the respective source. The reviewers will notify the editor of any substantial similarity or overlap between the manuscript under consideration and any other published article of which they are personally aware.
Disclosure and conflict of interest
Inside information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative or other relationships or connections with any of the authors, companies or institutions associated with the work, as well as collaborating with an author, currently or recently, published with an author in the last five years, they had scholarships with an author, currently or recently, they have a financial relationship with the company that financed the research, they have a personal relationship with an author that does not allow them to objectively evaluate the manuscript.
Responsibilities of the authors
Reporting standards
The authors of the original research reports must present an accurate account of the work carried out, as well as an objective discussion of its meaning. The underlying data must be represented accurately. An article must contain sufficient details and references to allow others to replicate the work. Fraudulent or consciously inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable.
Data access and retention
Authors may be asked to provide the raw data for their study, along with the article for editorial review and should be prepared to make the data publicly available, if possible. In any event, authors must guarantee the accessibility of this data to other competent professionals for at least 10 years after publication (preferably through an institutional data repository or based on subjects or other data center), provided that the confidentiality of the data participants can be protected and the legal rights relating to data owners do not prevent their release.
Originality, plagiarism and recognition of sources
Authors will send only entirely original works and will properly cite the work and / or words of others. Publications that influenced the determination of the nature of the reported work information should also be cited. JONAH follows Copyright Law No. 9,610, of February 19, 1998. Anti-plagiarism software to verify originality and prevent plagiarism is used in manuscripts prior to acceptance for publication. When detected by the similarity of excerpts from the manuscript with other texts on the internet, the JONAH team will ask the author to rewrite and cite the original source. If the similarity of the manuscript with other texts online is extensive, the manuscript will be rejected and the authors and their institutions informed.
Multiple, redundant or simultaneous publishing
Manuscripts that have been published as copyrighted material elsewhere cannot be submitted. Authors should not submit the same article, in the same or in different languages simultaneously, to more than one journal. This practice disagrees two or more journals when claiming the right to publish the article submitted simultaneously to more than one journal and the possibility that two or more journals have to perform peer review work unnecessarily, as well as edit and publish the article. same manuscript. Submitting the same work to more than one magazine constitutes unethical publication and is unacceptable.
The publication of a manuscript whose content overlaps with another already published without a clear and visible reference to the previous publication is considered duplicated. Journal readers deserve to trust that they are reading original content, unless there is an explicit statement that the author and the editor intentionally republished a manuscript (historical or reference documents, for example). In addition to the authors signing attesting the originality of the work in the assignment of copyright to the journal, international copyright laws, ethical conduct prohibit such practice. Cases in which the manuscript contains similar data in a publication of a letter to the editor, an abstract or poster, presented at a scientific congress, theses or dissertations, pre-print article, the authors must inform the journal about such conditions in the submission process. Authors who attempt duplicate publication without notifying the fact should, at the very least, expect immediate rejection of the submitted manuscript. If the editor is aware of the violations and the article has already been published, the manuscript can be retracted, with explanation or approval by the author or without them and the editor chooses to notify the institution of the authors, according to guidelines of the Publication Ethics Committee - Cope.
Authorship of the work
Authorship should be limited to those who have made a significant contribution to the conception, design, execution or interpretation of the reported study. All those who have made significant contributions should be listed as co-authors. The corresponding author ensures that all contributing co-authors and no uninvolved persons are included in the list of authors. The corresponding author will also verify that all co-authors have approved the final version of the paper and agreed to its submission for publication, as recommended by the International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) http://www.icmje.org/recommendations/browse/ roles-and-responsibilities / defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
Disclosure and conflicts of interest
All authors must include a statement disclosing any financial conflicts or other interests that may be interpreted to influence the results or the interpretation of their manuscripts. All sources of financial support for the project must be disclosed, description of the role of the funder in the study design; data collection, analysis and interpretation; writing of the article; and / or decision to send for publication, participation in the editorial board of the magazine to which they are sending the article, if they are or were part of a committee of an organization that can benefit from the publication of the article.
Fundamental errors in published works
When an author discovers a significant error or inaccuracy in his own published work, it is the author's obligation to immediately notify the editor or editor of the journal and to cooperate with the editor to collect or correct the article in the form of an errata. Errata are corrections to one or more errors identified by the authors in an already published article. The errata's function is simply to improve the reader's understanding of the article in question. The errata begins with a communication to the editor-in-chief of JONAH, informing the error found in an article already published, within a maximum period of 30 days. To this end, it is requested to read and carefully review the reading of evidence to avoid the need for errata.
In the article <article title> published in <vol> (<num>), on the page <error page>
where it read:
“<Text to be modified>”
read:
“<Corrected text>”
Errata are also published at the end of the respective articles, according to the guidelines of the international databases, preserving the original record of the manuscript and informing about any corrections. "This article has an erratum published at: xxx". Errors sufficiently serious to invalidate the results and conclusions of a manuscript may make it necessary to retract it.
Políticas de Seção
Editorial
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos Originais/ Original Articles
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Relato de Experiência/ Experience Report
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigo de Atualização/ Update Article
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Especial/ Special
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Especial Coronavírus/ COVID-19 Special
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS
A revista possui sistema eletrônico de gerenciamento do processo de publicação. Os manuscritos são encaminhados, via online, pelos autores, que recebem um protocolo numérico de identificação. Posteriormente, todos os manuscritos são previamente apreciados pelo Editor no tocante à ADEQUAÇÃO às normas de FORMATAÇÃO e ESTRUTURA do Journal of Nursing and Health (JONAH).
Utiliza-se o sistema de avaliação por pares (peer review), de forma sigilosa, com omissão dos nomes dos consultores e autores. Assim, ao serem preliminarmente considerados adequados pelo Editor, os manuscritos são encaminhados para dois consultores ad hoc de reconhecida competência na temática abordada. Havendo desacordo entre esses, o artigo é enviado para uma terceira avaliação. No caso de identificação de conflito de interesse por parte dos consultores, o manuscrito é encaminhado para outro consultor.
O prazo para a devolução dos pareceres é de, no máximo, quinze (15) dias, a contar da aceitação de apreciação pelos avaliadores. Caso contrário, envia-se para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.
Os manuscritos que NÃO cumpram as normas, por incompletude ou inadequação, são sumariamente devolvidos, sendo solicitada a leitura atenta às normas. O autor tem cinco (5) dias para realizar os ajustes. Caso não seja atendida a solicitação, o manuscrito é arquivado e, havendo interesse em publicá-lo, deve ser submetido novamente, iniciando novo processo de julgamento por pares.
Os artigos que cumpram as normas da revista são avaliados pelos consultores no que se refere ao mérito, à originalidade, à pertinência de seu conteúdo, à qualidade acadêmica, à conveniência de publicação e à relevância para a Enfermagem e áreas afins.
Os manuscritos serão, portanto, aceitos, reformulados ou recusados. Em qualquer um dos casos, o autor é comunicado. Os manuscritos recusados poderão ser reenviados, com nova submissão, iniciando outro processo de julgamento por pares. Os pareceres dos avaliadores são disponibilizados online para o autor responsável pela submissão. Caso sejam solicitadas reformulações no manuscrito, o autor responsável pela submissão tem o prazo de dez (10) dias para atender tais solicitações. Caso contrário, o artigo é arquivado, após o envio de comunicado para todos os autores, por entendermos não haver interesse em atender a solicitação para ajustes, de acordo com as avaliações realizadas. No entanto, se ainda houver interesse em publicá-lo, o artigo deve ser submetido novamente, iniciando novo processo de julgamento por pares.
Provas
A prova tipográfica é enviada ao autor de correspondência por meio de correio eletrônico, em formato PDF para aprovação final. O autor tem o prazo de setenta e duas (72) horas para correção e devolução do manuscrito devidamente revisado. Não havendo retorno da prova em setenta e duas (72) horas, o Editor considerará como final a versão sem alterações. Somente são aceitas modificações de correções ortográficas e verificações das ilustrações. Modificações extensas implicarão a reapreciação pelos revisores e atraso na publicação do manuscrito.
MANUSCRIPT JUDGMENT PROCESS
The magazine has an electronic system for managing the publication process. The manuscripts are forwarded, via online, by the authors, who receive a numerical identification protocol. Subsequently, all manuscripts are previously considered by the Editor with regard to the FITNESS to the FORMATING and STRUCTURE rules of the Journal of Nursing and Health (JONAH).
The peer review system is used in a confidential manner, omitting the names of the consultants and authors. Thus, when preliminarily considered appropriate by the Editor, the manuscripts are sent to two ad hoc consultants with recognized competence in the subject addressed. If there is disagreement between these, the article is sent for a third evaluation. In the case of identification of a conflict of interest by the consultants, the manuscript is forwarded to another consultant.
The deadline for returning opinions is a maximum of fifteen (15) days from the acceptance of the appraisal by the appraisers. Otherwise, it is sent to other consultants. In case of non-acceptance, two members of the Editorial Board will evaluate the article.
Manuscripts that do NOT meet the standards, due to incompleteness or inadequacy, are briefly returned, with a careful reading of the standards being requested. The author has five (5) days to make the adjustments. If the request is not met, the manuscript is filed and, if interested in publishing it, it must be submitted again, initiating a new peer-review process.
Articles that meet the journal's standards are evaluated by the consultants with regard to merit, originality, the relevance of their content, academic quality, the convenience of publication and the relevance for Nursing and related areas.
The manuscripts will therefore be accepted, reformulated or rejected. In either case, the author is communicated. The rejected manuscripts may be resent, with new submission, initiating another process of judgment by peers. The evaluators' opinions are made available online to the author responsible for the submission. If reformulations are requested in the manuscript, the author responsible for the submission has ten (10) days to respond to such requests. Otherwise, the article is archived, after sending a communication to all authors, as we understand that there is no interest in meeting the request for adjustments, according to the evaluations carried out. However, if there is still interest in publishing it, the article must be submitted again, starting a new peer-review process.
Evidences
The typographic proof is sent to the correspondence author by email, in PDF format for final approval. The author has seventy-two (72) hours to correct and return the duly revised manuscript. If there is no proof return in seventy-two (72) hours, the Editor will consider the unchanged version as final. Only modifications of spelling corrections and checks of illustrations are accepted. Extensive modifications will imply a review by the reviewers and a delay in the publication of the manuscript.
Periodicidade
A revista publica em fluxo contínuo por artigo, mantendo três números no ano (quadrimestral).
The journal publishes in a continuous flow per article, maintaining three issues in the year (quarterly).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo após publicado em pdf, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
O JONAH segue a Declaração de Budapeste, de 2001, assim como pelas sucessivas Declarações de Bethesda e de Berlim, ambas de 2003. Acesso aberto, do inglês Open Access, é “a livre disponibilização na Internet de literatura de carácter científico, permitindo a qualquer utilizador pesquisar, consultar, descarregar, imprimir, copiar e distribuir o texto integral de artigos e outras fontes de informação científica”, sendo o limite para a reprodução e distribuição o direito do autor sobre a integridade e crédito de sua obra, assim como sua citação adequada.
This journal offers immediate free access to its content after being published in pdf, following the principle that making scientific knowledge freely available to the public provides greater worldwide democratization of knowledge.
JONAH follows the Budapest Declaration of 2001, as well as the successive Declarations of Bethesda and Berlin, both of 2003. Open access, from the English Open Access, is “the free availability of scientific literature on the Internet, allowing any user to search, consult, download, print, copy and distribute the full text of articles and other sources of scientific information ”, with the limit for reproduction and distribution being the author's right to the integrity and credit of his work, as well as his citation proper.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
This magazine uses the LOCKSS system to create a file system distributed among participating libraries and allows them to create permanent magazine files for preservation and restoration. Know more...
Submissão - Passo a Passo
Passo 1: Iniciar o processo de submissão clicando no link "Clique aqui para iniciar o processo de submissão".
1. Selecione a seção "Artigos".
2. Verifique se sua submissão está em conformidade com as "Diretrizes para Submissão" (checklist) e então marque cada opção.
3. Declaração de Direito Autoral: certifique-se de estar com a Declaração de Responsabilidade e Autoria e de Cessão de Direitos Autorais assinada e escaneada, em formato JPG, com tamanho máximo de 1MB. Marque a opção concordando com os termos.
4. Inclua, caso deseje, comentários ao editor.
5. Clique em "Salvar e continuar" para passar à próxima etapa.
Passo 2: Informe os metadados da submissão.
1. Preencher todas as informações de autoria. Todos os campos marcados com um asterisco são obrigatórios. Caso seja um artigo com vários autores, utilize o botão "Incluir Autor" para apresentar os campos adicionais necessários.
2. Informe o título e o resumo nos campos apropriados.
3. Preencha a indexação.
4. Informe as Agências de Fomento, caso haja.
5. Escolha "Salvar e continuar" para passar à próxima etapa.
Passo 3: Envie a submissão.
OBSERVAÇÃO: Antes de submeter o artigo, certifique-se de obedecer às regras para a Avaliação por Pares Cega.
Avaliação por Pares Cega
- Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
- Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
- Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na seqüência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
1. Clique em "Procurar" para abrir a janela "Escolher Arquivo" (do sistema operacional) e localizar o documento no disco rígido do seu computador pessoal.
2. Localize o arquivo que deseja submeter e marque-o. Certifique-se de que o arquivo está em formato DOC, com tamanho máximo de 1 MB.
3. Clique em "Abrir" na janela "Escolher Arquivo".
4. Clique em "Transferir", no sistema da revista, para que o documento seja enviado do seu computador para o servidor da revista, ação que altera o nome do documento dentro das
normas do sistema.
5. Uma vez enviado o documento, clique em "Salvar e continuar".
Passo 4: Envie Documento Suplementar.
1. Este passo é obrigatório. Nessa etapa devem ser submetidos apenas os seguintes documentos (a revista não admite anexos nas monografias):
- Declaração de Responsabilidade e de Cessão de Direitos Autorais, assinada por todos os autores, digitalizada em formato JPG, com tamanho máximo de 1MB;
- Aprovação do Comitê de Ética ou Declaração de que a pesquisa não envolveu seres humanos, digitalizada em formato JPG, com tamanho máximo de 1MB;
2. Localize o documento que deseja enviar, como no passo anterior.
3. Clique "Abrir" na janela "Escolher Arquivo".
4. Clique "Transferir", no sistema da revista, para que o documento seja enviado do seu computador para o servidor da revista, ação que altera o nome do documento dentro das normas do sistema.
Passo 4a: Metadados do Documento Suplementar.
1. Preencha o título com nome do arquivo (Declaração de Responsabilidade e de Cessão de Direitos Autorais, Aprovação do Comitê de Ética etc.)
2. Em "Tipo", selecione "Outro" e especifique como "Documento obrigatório".
OBSERVAÇÃO: NUNCA marcar a opção "Apresentar documento aos avaliadores (sem metadados), pois não irá comprometer a avaliação cega por pares."
5. Clique em "Salvar e continuar". Você irá retornar automaticamente ao passo 4 e deve repetir o processo até todos os documentos suplementares obrigatórios serem submetidos. Por fim, clique em "Salvar e continuar" para passar à próxima etapa.
Passo 5: Confirme a submissão.
Concluídos os quatro passos anteriores de submissão, confira os documentos listados no Resumo de Documentos, clique ‘Concluir Submissão' para enviar seu documento. O sistema enviará uma confirmação de envio via e-mail e você poderá acompanhar a evolução do documento dentro do processo editorial acessando o sistema da revista com seu login e sua senha. Toda vez que acessar o sistema, será apresentada a lista de todas as suas submissões, incluindo a situação de cada uma. A situação dos documentos pode ser: aguardando designar editor, em fila de edição, entre outros. O sistema oferecerá maiores detalhes ao clicar no título do artigo.
Step 1: Start the submission process by clicking on the "Click here to start the submission process" link.
1. Select the "Articles" section.
2. Check that your submission complies with the "Submission Guidelines" (checklist) and then check each option.
3. Declaration of Copyright: make sure you have the Declaration of Responsibility and Authorship and Assignment of Copyright signed and scanned, in JPG format, with a maximum size of 1MB. Check the box by agreeing to the terms.
4. Include, if desired, comments to the editor.
5. Click "Save and continue" to proceed to the next step.
Step 2: Enter the submission metadata.
1. Complete the author information. All fields marked with an asterisk are required. If it is an article with multiple authors, use the "Add Author" button to display the additional fields required.
2. Enter the title and summary in the appropriate fields.
3. Complete the indexing.
4. Inform the Promotion Agencies, if any.
5. Choose "Save and continue" to proceed to the next step.
Step 3: Submit the submission.
NOTE: Before submitting the article, be sure to follow the rules for the Blind Peer Review.
Blind Peer Review
To ensure the integrity of blind peer review, for submissions to the journal, every possible care must be taken not to reveal the identity of authors and reviewers among them during the process. This requires that authors, editors and reviewers (likely to send documents to the system as part of the evaluation process) to take some precautions with text and document properties:
The document's authors excluded names from the text, replacing "Author" and the year in references and footnotes, instead of authors' names, article title, etc.
In Microsoft Office documents, the author identification must be removed from the document properties (in the File> Properties menu), starting with File, in the main menu, and clicking on the sequence: File> Save as ...> Tools (or Options Mac)> security Options ...> Remove personal information from file to save> OK> Save.
1. Click "Browse" to open the "Choose File" window (for the operating system) and locate the document on your personal computer's hard drive.
2. Locate the file you want to submit and mark it. Make sure that the file is in DOC format, with maximum size of 1 MB.
3. Click "Open" in the "Choose File" window.
4. Click on "Transfer" in the magazine's system so that the document is sent from your computer to the magazine's server, an action that changes the name of the document within the
system standards.
5. Once the document has been sent, click on "Save and continue".
Step 4: Submit Supplementary Document.
1. This step is required. At this stage, only the following documents must be submitted (the journal does not accept attachments in monographs):
Declaration of Responsibility and Copyright Assignment, signed by all the authors, scanned in JPG format, with maximum size of 1MB;
Approval by the Ethics Committee or Declaration that the research did not involve human beings, digitalized in JPG format, with a maximum size of 1MB;
2. Locate the document you want to send, as in the previous step.
3. Click "Open" in the "Choose File" window.
4. Click "Transfer", in the magazine's system, so that the document is sent from your computer to the magazine's server, an action that changes the name of the document within the rules of the system.
Step 4a: Supplementary File Metadata.
1. Complete the title with filename (Declaration of Responsibility and Copyright Assignment, the Ethics Committee Approval etc.)
2. In "Type", select "Other" and specify as "mandatory document".
NOTE: NEVER check the option "Present document to reviewers (without metadata), as it will not compromise blind peer review."
5. Click "Save and continue". You will automatically return to step 4 and must repeat the process until all mandatory supplementary documents are submitted. Finally, click "Save and continue" to proceed to the next step.
Step 5: Confirm the submission.
After completing the previous four submission steps, check the documents listed in the Document Summary, click 'Complete Submission' to submit your document. The system will send a shipping confirmation via email and you can follow the evolution of the document through the editorial process by accessing the journal system with your username and password. Every time you access the system, you will be presented with a list of all your submissions, including the status of each one. The status of the documents can be: waiting to designate an editor, in line for editing, among others. The system will offer more details when clicking on the article title.
Ficha Catalográfica
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