PARMENIDEAN PEDAGOGY IN PLATO’S TIMAEUS

William H.F. Altman

Resumo


No livro Plato’s Philosophers, Catherine Zuckert olha para o Timeu de Platão de maneira renovada e revive implicitamente a tese de A. E. Taylor, segundo a qual Timeu não fala por Platão. Taylor devotou seu escrupuloso comentário de 1927 para construir esse argumento, o qual, porém, encalhou diante da questão colocada dez anos depois por F. M. Cornford, no livro Plato’s Cosmology (viii): “Qual poderia ter sido o seu motivo?” O motivo de Platão era tanto pedagógico quanto parmenídico: assim como a deusa expõe o peregrino à “Via da Opinião” depois da revelação da “Verdade”, assim também o Timeu de Platão expõe o leitor a um relato poético de uma cosmologia baseada na visão – outro kosmo/j e0pe/wn a0pathlo/j (Parmênides, B8.52) – depois da revelação, feita na República V-VII, da ontologia platônica puramente inteligível.

 


Palavras-chave


Platão; Timeu; pedagogia parmenídica.

Texto completo:

PDF (English)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




________________________________________________________________________

DISSERTATIO Revista de Filosofia

Universidade Federal de Pelotas - UFPel | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política

Departamento de Filosofia | Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS | Brasil


FILOSOFIA/TEOLOGIA: subcomissão FILOSOFIA

Licença Creative Commons
Revista licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Com esta licença os leitores podem copiar e compartilhar o conteúdo dos artigos em qualquer meio ou formato, desde que o autor seja devidamente citado.


Indexadores:

      

Diretórios:

    

Associações: