AMOR PELA HONRA, EMULAÇÃO, E A PSICOLOGIA DOS VÍCIOS DIABÓLICOS
Resumo
Nos últimos anos, muito foi escrito a respeito das virtudes e das virtudes particulares expostas na ética de Kant, concentrando-se em particular no Tugendlehre, parte II da Metafísica da Moral (ver, por exemplo, Betzler 2008). Menos atenção foi dada ao que Kant tem a dizer sobre os vícios e sobre os vícios particulares. A própria discussão de Kant a respeito dos vícios escolhidos no Tugendlehre é bastante breve, pontuada por observações a respeito das fontes psicológicas de traços de caráter viciosos. Em contraste, o que encontramos em algumas das anotações de aula, é uma discussão consideravelmente rica sobre a psicologia de outros vícios relacionados envolvendo aquilo a que Kant se refere como emulação – um “impulso” implantado na natureza humana que inclina fortemente os homens a serem “iguais aos outros em cada aspecto” (V 27:695). Embora este impulso implantado tenha o bem do auto-melhoramento como seu propósito, sob algumas circunstâncias ele contribui para os vícios diabólicos da inveja, da ingratidão e da Schadenfreude. Nosso objetivo básico aqui é fornecer uma interpretação das ideias de Kant a respeito da psicologia dos vícios diabólicos – como indivíduos sucumbem a estes vícios – baseados em observações das Lectures. É de particular interesse em que medida estes vícios compartilham de uma unidade psicológica subjacente, uma afirmação sugerida por algumas das observações de Kant.
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