A REVOLUÇÃO NA ÉTICA E NA METAFÍSICA CAUSADA PELA NEUROCIÊNCIA, BIOTECNOLOGIA E PELO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM GERAL

Cinara Nahra

Resumo


O objetivo do presente artigo é discutir a influência do desenvolvimento tecnológico em geral, e da neurociência e da biotecnologia em particular, na discussão ética contemporânea. Mostramos então que do advento da pílula anticoncepcional até a discussão atual (em parte ainda ficcional) do enhancement e do moral enhancement, as novas tecnologias tem desafiado crenças e visões morais estabelecidas e têm colocado novos e importantes desafios para a reflexão ética. O que pretendemos mostrar aqui é que o desenvolvimento científico e tecnológico que se acelera no final do século XX e início do século XXI, especialmente as pesquisas e técnicas usadas na neurociência e na biotecnologia, estão revolucionando a metafísica e a ética. Discutiremos aqui dois pontos, 1) a influência da neurociência na ética e na metafísica e 2) A influência da biotecnologia na ética e na metafísica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




________________________________________________________________________

DISSERTATIO Revista de Filosofia

Universidade Federal de Pelotas - UFPel | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política

Departamento de Filosofia | Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS | Brasil


FILOSOFIA/TEOLOGIA: subcomissão FILOSOFIA

Licença Creative Commons
Revista licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Com esta licença os leitores podem copiar e compartilhar o conteúdo dos artigos em qualquer meio ou formato, desde que o autor seja devidamente citado.


Indexadores:

      

Diretórios:

    

Associações: