CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTATUTO DOS CURSOS NO CORPUS BERGSONIANO
Resumo
Neste artigo procuramos apresentar um panorama da publicação dos cursos do filósofo francês Henri Bergson, iniciada ao final da década de 1980 e ainda inconclusa, e de algumas questões filológicas, metodológicas e hermenêuticas suscitadas por esse material. Em primeiro lugar, fazemos uma breve apresentação da obra publicada e autorizada por Bergson, bem como de sua trajetória enquanto docente. Em seguida, recenseamos todas as publicações dos cursos em língua francesa e discutimos alguns dos problemas filológicos já detectados. Na sequência, abordamos questões como a problemática da autoria dos textos, a suposta impessoalidade do ensino de Bergson, a sua articulação entre pesquisa e ensino, dentre outras. Por fim, apresentamos diferentes visões a respeito da relevância filosófica e das possibilidades de uso desse material.
Palavras-chave
Henri Bergson, cursos de Bergson, obras de Bergson, ensino de Filosofia.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
________________________________________________________________________
DISSERTATIO Revista de Filosofia
Universidade Federal de Pelotas - UFPel | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
Departamento de Filosofia | Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS | Brasil
FILOSOFIA/TEOLOGIA: subcomissão FILOSOFIA
Revista licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Com esta licença os leitores podem copiar e compartilhar o conteúdo dos artigos em qualquer meio ou formato, desde que o autor seja devidamente citado.
Indexadores:
Diretórios:
Associações: