DO MOVENTE AO TERMO: CAUSALIDADE E EVIDÊNCIA NA NOTITIA INTUITIVA DE RE NON EXSISTENTE

Carlos Eduardo de Oliveira

Resumo


Retomando alguns dos principais estudos sobre o conhecimento intuitivo do não existente em Guilherme de Ockham, pretendemos mostrar tanto alguns equívocos do que ficou estabelecido como a atual interpretação do problema, como também oferecer uma nova análise que enfatiza os vínculos entre os conceitos de evidência e de causalidade na argumentação ockhamiana. Fundamentando nossa exposição, estará a análise de pequenos trechos dos textos de alguns dos principais debatedores e intérpretes medievais do texto ockhamiano quanto a esse tema, como Walter Chatton, Adão de Wodeham e Gabriel Biel, os quais nos pareceram essenciais para uma boa compreensão da própria posição ockhamiana.

Palavras-chave


Guilherme de Ockham, causalidade, notícia intuitiva e abstrativa, notícia evidente, notícia intuitiva da coisa não existente

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




________________________________________________________________________

DISSERTATIO Revista de Filosofia

Universidade Federal de Pelotas - UFPel | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política

Departamento de Filosofia | Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS | Brasil


FILOSOFIA/TEOLOGIA: subcomissão FILOSOFIA

Licença Creative Commons
Revista licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Com esta licença os leitores podem copiar e compartilhar o conteúdo dos artigos em qualquer meio ou formato, desde que o autor seja devidamente citado.


Indexadores:

      

Diretórios:

    

Associações: