A CRÍTICA COMUNITARISTA DO LIBERALISMO E A EDUCAÇÃO EM WALZER
Resumo
Pretende-se discutir a crítica comunitarista do liberalismo e a educação, como expressão desse pensamento, em Walzer. Com esse propósito, o texto é articulado em três momentos: inicialmente, aponta-se o modo como Walzer entende ser a crítica comunitarista de Walzer do liberalismo, isto é, como um corretivo cujo propósito principal não é a destruição da visão liberal; em seguida, explicita-se a teoria da igualdade complexa e a sua vinculação com o comunitarismo, de tal modo a se compreender que cada esfera de justiça tem seus critérios próprios de distribuição dos bens sociais; finalmente, discorre-se sobre a educação como uma esfera de justiça responsável pelos bens educacionais, assim como um elemento crucial, como educação democrática, para o desenvolvimento da cidadania. Como se defenderá, a rejeição de um modelo ideal e abstrato, descolado do modo como os diferentes grupos étnico-culturais se compreendem, bem como determinado por critérios econômicos, é coerente com a visão crítica do liberalismo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ACKERMAN, Bruce. Social Justice in the Liberal State. New Haven: Yale University Press, 1980.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.
______. Os herdeiros: os Estudantes e a Cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
CORCUFF, Philipe. Filosofia Política. Lisboa: Publicações Europa-América, 2003.
CUMMINGS, W. K. Education and Equality in Japan. New Jersey: Princeton University Press, 1980.
GARGARELLA, Roberto. As Teorias da Justiça Depois de Rawls. Um Breve Manual de Filosofia Política. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
HONNETH, Axel. Educação e Esfera Pública Democrática. Um Capítulo Negligenciado da Filosofia Política. Civitas (Porto Alegre), Vol. 13, n. 3, p. 544-62. Set.-Dez, 2013.
KEENEY, Patrick. Liberalism, Communitarism and Education: Reclaiming Liberal Education. Hamshire: Ashgate, 2007.
LAZZERI, Christian. Qu’est-ce qu’une “Sphère” Éducative? Justice et Éducation chez Michael Walzer. Le Telémaque, Vol. 2, Nº. 20, p. 65-73, 2001.
KYMLICKA, Will. Filosofia Política Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MOUFFE, Chantal. El Liberalismo Norteamericano y Sus Críticos: Rawls, Taylor, Sandel y Walzer. Estúdios: Filosofia-história-letras (Mexico). Vol. 15, Nº 4, Invierno, 1988.
MULCAHY, D. G. Liberal Education. In: ARTHUR, J & PETERSON. A. The Routledge Companion to Education. London and New York: Taylor e Francis, 2012.
MULHALL, S. & SWIFT, A. El Individuo frente a la Comunidad. El Debate entre Liberales y Comunitaristas. Madrid: Temas de Hoy, 1996.
NEDEL, José. A Teoria Ético-Política de John Rawls. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.
NEWMAN, J. H. The Idea of a University Defined and Illustrated. New York, Longmans, Green, 1947.
NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. 2ª Tiragem. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
RAWLS, John. A Theory of Justice. Revised Edition, Cambridge: Harvard University Press, 2000.
______. Political Liberalism. New York, NY: Columbia University Press, 1993.
ROHLING, Marcos & VALLE, Ione R. Princípios de Justiça e Justiça Escolar: a Educação Multicultural e a Equidade. Cadernos de Pesquisa, Vol. 46, n. 160, p. 386-409, Abr./Jun., 2016.
ROSAS, João C. Concepções da Justiça. Lisboa: Edições 70, 2011.
SALVATORE, Andrea. Giustizia in Contesto. La Filosofia Politica de Michael Walzer. Napoli: Liguori, 2010.
STRAUSS, Leo. O que á a Educação Liberal? Revista de Ensino Superior (Unicamp), Vol. II, Nº 3, Junho, p. 74-79, 2011.
VALLE, I.R. O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, p. 411-437, 2013.
WALZER, Michel. A Crítica Comunitarista do Liberalismo. In: Política e Paixão: Rumo a um Liberalismo mais Igualitário. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
______. Da Tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
______. Education, Democratic Citizenship and Multiculturalism. Journal of Philosophy of Education, Vol. 29, issue 2, p. 181-9, 1995.
______. Esferas da Justiça: uma Defesa do Pluralismo e da Igualdade. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Education, Democratic Citizenship and Multiculturalism. Journal of Philosophy of Education, Vol. 29, issue 2, p. 181-9, 1995.
______. Política e Paixão: Rumo a um Liberalismo mais Igualitário. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
______. Politics and Passion. Yale University Press, 2004.
______. Spheres of Justice: An Defense of Pluralism and Equality. Oxford: Blackwell, 1983.
______. The Communitarian Critique of Liberalism. Political Theory. Vol. 18, N. 1, p. 6-23, Feb., 1990.
WHITE, Merry I. Reviewed Work: Education and Equality in Japan by William K. Cummings. The Journal of Japanese Studies. Vol. 12, Nº. 1 (Winter), p. 158-61, 1986.
WERLE, Denilson. O Liberalismo Contemporâneo e os seus Críticos. In: FRATESHI, Y.; MELO, R. S.; & RAMOS, F. C. Manual de Filosofia Política. São Paulo: Saraiva, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
________________________________________________________________________
DISSERTATIO Revista de Filosofia
Universidade Federal de Pelotas - UFPel | Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
Departamento de Filosofia | Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS | Brasil
FILOSOFIA/TEOLOGIA: subcomissão FILOSOFIA
Revista licenciada pela Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Com esta licença os leitores podem copiar e compartilhar o conteúdo dos artigos em qualquer meio ou formato, desde que o autor seja devidamente citado.
Indexadores:
Diretórios:
Associações: