Caminhos e descaminhos: a trajetória complexa do aluno com AH/SD e Dislexia na escola
Resumo
O estudo realizado, no âmbito das pesquisas em Educação, com ênfase na Educação Especial[1], teve como objetivo geral investigar a possibilidade de indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)[2] apresentarem concomitantemente Dislexia. Especificamente, investigar e discutir as dinâmicas interativas que se desenvolvem na escola: as prováveis dificuldades enfrentadas e as soluções encontradas por professores que trabalham com o aluno especial. Como metodologia, foi adotada a pesquisa qualitativa e exploratória, com coleta de dados baseada em entrevistas semiestruturadas, enfocando o estudo de um caso (FLICK, 2009). Foram entrevistados o estudante (sujeito do estudo) e as pessoas envolvidas com ele no âmbito familiar e escolar. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas estaduais: uma, na qual o educando estuda, e outra, onde ele recebe atendimento especializado na Sala de Recursos. Foram confirmadas as hipóteses levantadas; contudo, reconhecer um aluno com AH/SD com capacidades cognitivas bem acima da média e, por outro lado, perceber a disparidade referente à perspectiva do insucesso escolar, é uma problemática extremamente controversa, tanto para o estudante com AH/SD e sua família, quanto para professores que trabalham com esse educando. Tal constatação reforça a importância da continuidade e expansão de pesquisas nessa área.
Palavras-chave: altas habilidades/superdotação; inteligência; dislexia.
[1] “Altas Habilidades/Superdotação e Dislexia: é possível esta relação?” (TAUCEI, STOLTZ e GABARDO, 2011). Pesquisa apresentada no Congresso Internacional da ANEIS 2011 “Sobredotação e Talento: atenção da escola à diversidade”. Universidade do Minho, Braga – Portugal.
[2] O termo Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) será adotado ao longo do artigo, por considerar-se que esta definição é mais abrangente podendo, no Brasil, ser utilizada também como sinônimo de superdotação e talento (PÉREZ, 2004). Contudo, as autoras do referido artigo serão fiéis à nomenclatura que os diferentes referenciais teóricos adotaram para se referir a esses sujeitos.