Mais anos na escola, mais tempo diário na escola: qualidade no ensino fundamental?
Resumo
No Brasil, o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental tem levado a alternativas de reversão dos fracos índices apresentados e, neste início de século, duas possibilidades têm sido apontadas: o aumento dos anos de escolaridade e a ampliação da jornada escolar. O estudo analisa essas duas possibilidades, problematizando o significado da expressão qualidade escolar, quando a elas relacionada, pautando-se em reflexões acerca do tempo escolar e o ensino fundamental de nove anos, focalizados em uma perspectiva sociopolítica. Em relação ao tempo, chegamos a um referencial que discute o tempo na escola e a implantação de políticas públicas nesse sentido. Já qualidade é conceito aprofundado em suas múltiplas possibilidades, tomando-se como referência a qualidade social. O ensino fundamental de nove anos é abordado a partir de sua implementação pelo MEC. Nas considerações, relacionamos as diversas manifestações de ampliação do tempo de escola/de escolaridade e o que denominamos qualidade social do trabalho pedagógico exercido nas escolas públicas brasileiras.
Palavras-chave: Ensino fundamental de nove anos; jornada escolar ampliada; qualidade no ensino fundamental