Apoio socioeducativo, enraizamento do infanto-juvenil?(com)vivências em comunidades da periferia urbana

Laura Souza Fonseca

Resumo


Este artigo analisa políticas de defesa de direitos da infância e adolescência, especialmente no combate ao trabalho infanto-juvenil. Situa o marco jurídico para analisar o apoio socioeducativo, componente das políticas públicas de combate ao trabalho infanto-juvenil. A análise enfoca convivências em diferentes lugares/tempos de uma comunidade urbana na zona sul de Porto Alegre, RS, entre 1998 e 2002; e dialoga, também, com outras experiências que, apesar das diferenças espaço-temporais, mantém a singularidade de classe da população atendida. Metodologicamente, a observação e a pesquisa participante constituíram-se nas principais ferramentas para análise e intervenção na realidade. À guisa de conclusão, ainda que temporária, o artigo afirma, de um lado, a importância desses espaços para comunidades, crianças e adolescentes inseridos e, de outro, a precariedade dos mesmos, como parte de uma política de Estado cada vez mais subsumida em políticas de governo.
Palavras-chave: infância e adolescência; trabalho infanto- uvenil; apoio socioeducativo; direitos da criança e do adolescente;
Social Educative Support, does establishing child and youth self’s? Communities experiences in the urban periphery.
AbstractThis article analyses the political defense of rights of the childhood and adolescence, especially the combat of the children's labor. It situates the legal landmark to analyze the social educative support, component of the public politics of combat to the children's/juvenile labor. The analysis focuses in expediencies at different places / time of an urbane community in the Southern District of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, between 1998 and 2002; and dialogues, also, to other experiences that, in despite of the space-time differences, there maintains the peculiarity of class of the attended population. Methodologically, the observation and the participant research became the principal tools for analysis and intervention in the reality. An earlier conclusion, the article affirms, in one hand, the importance of these spaces for communities, children and inserted adolescents and, in other hand, the deficiency of same, as part of a State politics more subsumed in Government politics.
Key-words: Childhood and adolescence; children's/juvenile labor; Social educative support; Rights of the child and of the adolescent;

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