O TV Escola no Município de Irecê-Bahia: uma análise das práticas pedagógicas

Telma Brito Rocha

Resumo


O presente artigo discute resultados de uma pesquisa de mestrado sobre uso do Programa TV Escola na Rede Municipal de Educação de Irecê, na Bahia. O estudo permitiu conhecer sua infraestrutura, as práticas pedagógicas dos professores com o kit tecnológico, e os fatores que operam como facilitadores e /ou obstáculos à sua plena utilização nas escolas do município. Apresenta, ainda, breve revisão de literatura de outras pesquisas realizadas sobre a temática no país. Conclusões demonstraram a necessidade de reavaliação das políticas que norteiam estes programas, principalmente a compreensão de “modernização da escola pública brasileira” através de ênfase na instrumentalização sem que se desenvolvam outros elementos fundamentais como a capacitação dos professores e manutenção destes programas para que essas políticas funcionem como fator de inclusão socioeducacional, e fortaleça a escola pública.
Palavras-chave: Programa TV Escola. Educação e Estado. Prática Pedagógica.
The Tv School in the Irecê - Bahia: a pedagogical practices analysis
AbstractThe present article discusses the results of a master degree research about the use of TV School Program in the Municipal Education Net of Irecê County, Bahia State (Brazil). The study allowed knowing the infrastructure, the teacher’s pedagogical practices using the technological Kit and the factors that operate as facilities and /or difficulties of the full use in the schools of the County. Also presents a brief literature revision of another researches performed about this thematic in the country. Conclusions had demonstrated the necessity of reevaluation of the politics that guide these programs, mainly the understanding of "the Brazilian public school modernization" through emphasis in the instrumentalization without the development of other basic elements as the qualification of the teachers and maintenance of these programs for these politics work as socio - educational inclusion factor, and fortify the public school.
Key words: TV School Program, Education and State. Pedagogical Practices.

Texto completo:

PDF