Evidências de letramento em poemas infanto-juvenis

Vera Teresa Sperotto Bemfica

Resumo


Este trabalho dirige um olhar às práticas culturais e sua representação no cotidiano das pessoas. É uma tentativa de localizar, nos poemas infanto-juvenis, uma das práticas sociais e orais representada pelo letramento. Movimento e ação permeiam esse trabalho ao valer-me da linguagem poética, que permite a percepção de várias vozes presentes nesse tipo de discurso e que marcam identidades ou sujeitos letrados. Esse estudo privilegia a análise textual onde o olhar recai nas formas de representação de sujeitos letrados e nas relações que se podem estabelecer entre esses sujeitos e as evidências de letramento encontradas nesses poemas. Ao mostrar as formas de subjetivação e provocar uma reflexão sobre a maneira como as produções culturais representam o letramento, tento estabelecer relações desse com posturas pedagógicas que precisam ser repensadas.
Palavras-chave: letramento – alfabetismo – leitura - escrita 
Evidences of literacy on children´s and teenagers´poems
AbstractThis work addresses a look to the cultural practices and their representation in the people daily lives. It is an attempt to find in the poems for children and teenagers one of the social and oral practices represented by the literacy. Movement and action permeate this work when I use the poetic language which allowed the perception of the many voices presented in this type of speech and points out identities or literate people. This study focuses on textual analysis where the look on the poems is on the forms of representation of the literate individuals and in the relations that can be established between them and the evidences of literacy found in these poems. By showing the forms of subjectivity and causing a reflection on how they represent the cultural literacy, I’m trying to establish relations on the pedagogical positions that need to be reconsidered. 
Key Words: literacy - alphabetism - reading – writing 

Texto completo:

PDF