Infância e publicidade: uma pesquisaintervenção no contexto escolar

Rita Marisa Ribes Pereira

Resumo


Este estudo apresenta um recorte da pesquisa “Nossos Comerciais, por favor! – infância, televisão e publicidade”, caracterizada como uma pesquisa-intervenção que teve por objetivos estudar a relação das crianças com a publicidade e, também, problematizar essa relação no contexto escolar. O foco deste texto são as questões teórico-metodológicas que orientaram a pesquisa, estruturada a partir de três questões centrais: Que discursos a publicidade profere quando recorre à imagem infantil? O que as crianças dizem sobre a publicidade a que assistem? E como construiriam um anúncio se convidadas a fazê-lo?
Palavras-chave: infância, televisão, publicidade
Childhood and publicity: a research-intervention on the school context
AbstractThis study presents a clip from research “Our Commercials, please! – childhood, television and publicity”, characterized like a research-intervention which the aim was study the relationship between children and publicity, and also, problematize this relation on the school context. The focus of this text is the theoretic-methodological questions that guided the research, structuralized from three center questions: Which speeches the advertising pronounces when appeals a children image? What children say about the advertising they usually watch? And how would they create oneadvertise if invited to make it? 
Key-Words: childhood, television, publicity

Texto completo:

PDF