O cotidiano de recreadoras de creche: um estudo descritivo

Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes, Kely Maria Pereira de Paula, Maria Isabel Araujo, Ana Cristina Barros Cunha, Daniel Nogueira, Giovana Martinez

Resumo


O estudo foi implementado em uma creche da cidade do Rio  de Janeiro que atendia a famílias de  baixa renda. O  objetivo foi o de registrar e categorizar as atividades  desenvolvidas por recreadoras  durante a jornada de  trabalho. Um total de 339 sessões de observação foram  conduzidas por quatro  meses e meio em diferentes  períodos do dia e variados locais. As ações foram  categorizadas  adotando-se o critério de funcionalidade das  mesmas. A insatisfação no trabalho, fomentada por  diferentes questões institucionais, explicou, em parte, a  concentração da rotina na creche em  atividades  assistencialistas voltadas apenas para a guarda, higiene e  alimentação das crianças.  Atividades lúdicas e pedagógicas  consistiam em uma tarefa a mais, cansativa ou enfadonha,  que,  para ser realizada, dependia do humor da recreadora  ou de exigência direta e rara da coordenação.  
Palavras-chave: creche – atividades – recreadoras  
Daycare assistants’  routine: A descriptive study  
Abstract  The purpose of this  study was to record and categorize the routine activities  developed by daycare  assistants working in a daycare for  lowsocioeconomic status families located in a slum in the city  of  Rio de Janeiro. A total of 339 observational sessions were  conducted during fourand half months, in  different periods  of the day, in a variety of settings. Results indicated that the  daycare assistants  mainly engaged in assistentialist routines  directed to provide supervision, hygiene and food to the  children. The participants’ lack of satisfaction at work  place,augmented by diverse institutional issues,  seemed to  partially explain the lack of play and pedagogical routines. In  general these activities, rarely required from the daycare  directory, were viewed as extra tasks that were tiring, tedious  and  dependent on the assistant’s mood.  
Key words:  daycare – activities – daycare assistants

Texto completo:

PDF