Sobre cotas na universidade: engenharias inclusivas de estudantes afrodescendentes no ensino superior

Gilberto Ferreira da Silva

Resumo


O atual contexto do processo formador de educadores e os desafios emergentes das transformações sociais, principalmente pela perspectiva da cultura e da economia, constituem-se em eixos que reivindicam nossos esforços investigativos. Na localização das engenharias e dinâmicas que se dão pelo cotidiano desses processos, a temática que se coloca em pauta neste estudo centra-se nos processos de exclusão/inclusão vivenciados por afrodescendentes no ensino superior. Os entrelaçamentos por entre as trajetórias e estratégias dos estudantes, durante sua formação, congregam os aspectos que carecem de um olhar mais apurado para estabelecer uma melhor compreensão dos limites e das contradições que ocorrem e, também, das engenharias criadas, permitindo compreender como se dão as exclusões/inclusões sociais, culturais e econômicas durante o período de formação. A essas engenharias alia-se o cenário contemporâneo da discussão sobre cotas para negros na universidade. 
Palavras- chave: Educação e relações raciais – Formação de Professores – Ensino Superior - Ações afirmativas 
Racial quotas at the university: mechanisms for inclusion of afro-descendents students in higher education 
AbstractThe current context of formation processes of educators and the emerging challenges of the social transformations, mainly by the economical and cultural perspectives, constitutes an axis which demands our investigative efforts. The localization of mechanisms and dynamics which are given by the daily basis of these process, the theme which is exposed in this study is centered on the exclusion/inclusion process lived by afro- escendents in the higher education. The links among the trajectory and strategies of the students, during their formation, congregates the aspects which is lacking of a closer look to establish a better comprehension of boundaries and of the contradictions which happens and also the created mechanisms allowing understanding the way as social, cultural and economical exclusion/inclusion during the formation period occurs. These mechanism allies to the contemporary scenario of the discussion concerning to the afro-descendents quotas at the university. 
Key words: Education and racial relationships; teachers formation, higher education; affirmative action.  

Texto completo:

PDF