A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental

Regiane Müller Freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel

Resumo


O presente artigo, que trata da pesquisa como princípio educativo, desenvolveu-se por meio da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, buscando-se investigar de que forma a pesquisa está presente na formação e na atuação pedagógica de professores. Constatou-se que o educar pela pesquisa promove a (re) construção do conhecimento e aprendizados que superam a reprodução de informações. Verificou-se que as Diretrizes Legais incentivam, mas não priorizam, a formação com a pesquisa. Professoras consultadas não vivenciaram pesquisa em sua formação profissional. A Proposta Pedagógica da escola de referência também não contempla a pesquisa. Aponta-se para a necessidade de reflexão crítica dos princípios educativos da pesquisa no processo de ensino e aprendizagem e apresentam-se medidas propiciadoras de tal vivência na formação de professores. 
Palavras-chave: Princípios educativos da pesquisa. Metodologia da Problematização. Educação pela pesquisa. Formação de professores.
The importance of research as an educational principle in the pedagogical performance of children's education and primary school
AbstractThe present study, which covers research as an educational principle, was developed by means of the Problematization Methodology with Maguerez’s Arch, while attempting to investigate how research is present in teachers’ education and in teachers’ pedagogical performance. It was verified that education by research promotes (re) building of knowledge and learning that goes beyond the reproduction of information. It was realized that the Legal Guidelines do not prioritize Teachers’ education with research. The teachers investigated did not come into contact with research in their professional education. The pedagogical proposal of the reference school does not consider research either. It is pointed out that there is a need of a critical reflection about educational principles so as to include research in the teaching process, and, measures promoting such experience in teachers’ education are also herein presented.
Keywords: Research educational principles; Problematization Methodology, Education by research, Teachers’ education.

Texto completo:

PDF